Com a regularização das chuvas e o início do período de plantio, os produtores rurais mato-grossenses se preocupam com um dos protagonistas para uma safra bem-sucedida: o solo. Para esse trabalho, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) oferece o programa Fertilizante Certo, que disponibiliza aos associados a coleta e a análise por laboratório credenciado, trazendo segurança aos produtores em relação as garantias de qualidade dos produtos e promovendo uma aplicação eficiente dos insumos destinados à nutrição do solo.
Garantir a qualidade dos insumos é fundamental para o sucesso da lavoura. Ao receber fertilizantes, o produtor deve adotar cuidados básicos que ajudam a evitar prejuízos e assegurar a eficiência agronômica, como: verificar o lacre e a embalagem, conferir se os dados da nota fiscal coincidem com as informações descritas do caminhão, coletar amostras no momento da entrega e observar características físicas do produto.
O vice-presidente Sul da Aprosoja MT e coordenador da Comissão de Defesa Agrícola, Fernando Ferri, explica que esses cuidados as vezes passam despercebidos pelos produtores que acabam percebendo uma adulteração nos fertilizantes de maneira tardia. Para evitar prejuízos, o associado da Aprosoja MT pode acionar o programa através do Canal do Produtor e solicitar a coleta para análise, abrindo uma Ordem de Serviço (O.S.).
“No início o programa era apenas um levantamento para entender a qualidade do produto que chegava ao produtor. Mas, com esse esforço, conseguimos inibir a falsificação, pois os fraudadores sabem que há análise e controle. Quem aderiu ao nosso programa tem um cuidado a mais com o fertilizante, que sempre foi o insumo mais caro da lavoura”, complementa Ferri.
Adepto ao programa, o delegado coordenador do núcleo de Vera, Maicon Rech, relata que sempre que o fertilizante chega em sua propriedade, solicita a análise. Para ele, isso ajuda a garantir a qualidade da sua lavoura.
“O programa Fertilizante Certo contribui para que o produtor tenha segurança e confiança na quantidade de nutrientes presente em cada formulação de adubo comprado. Trazendo segurança na correção do solo e em toda a programação de plantio, garantindo assertividade no volume certo de adubo aplicado por hectare. Então, esse programa dá bastante respaldo ao produtor. Caso tenha alguma adulteração ele consegue debater e correr atrás para fazer a substituição do produto”, ressalta o produtor.
O delegado coordenador do núcleo do núcleo Vale do Guaporé, Marco Antônio Mattana Sebben relata que a atuação da Aprosoja MT através do programa o ajudou a reverter um problema com os fertilizantes comprados. Segundo ele, foi observado que uma quantidade considerável do produto estava descondensada.
“Com a análise em mãos, de um laboratório confiável, como é o caso, entramos em contato com a empresa que nos vendeu e, prontamente, na mesma semana, eles mandaram um responsável e solucionaram o problema. Fizeram a troca de parte de volume e outros aumentaram a quantidade para compensar. Então, foi resolvido graças a esse trabalho que a Aprosoja MT faz”, detalha o produtor.
Para solicitar a coleta de fertilizante, o produtor deve entrar em contato com o Canal do Produtor pelo telefone (65) 3027-8100 e pedir a abertura de uma Ordem de Serviço (O.S.). Essa solicitação será encaminhada ao supervisor responsável pela região, que realizará a coleta seguindo os padrões oficiais definidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e enviará o material para análise laboratorial.
Com o apoio da Aprosoja MT e a adoção de boas práticas no recebimento de fertilizantes, o produtor rural ganha mais segurança, controle e eficiência na sua produção. O programa Fertilizante Certo se consolida como uma ferramenta estratégica para proteger o investimento do agricultor e garantir que cada safra comece com confiança e qualidade no campo.