Fávaro recebe ministra de Singapura e celebra abertura de mercado para ovoprodutos brasileiros

Em reunião com a ministra Grace Fu, país asiático anuncia autorização para importação de ovoprodutos brasileiros e manifesta interesse em novas iniciativas de sustentabilidade e inovação agrícola

Fonte: MAPA

Ministro Fávaro reforça parceria com Singapura e amplia cooperação comercial e agroambiental
Ministro Fávaro reforça parceria com Singapura e amplia cooperação comercial e agroambiental

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta quinta-feira (16) em Brasília a ministra da Sustentabilidade e Meio Ambiente de Singapura, Grace Fu Hai Yien, e sua delegação. O encontro focou no fortalecimento das relações comerciais, cooperação agropecuária e iniciativas de sustentabilidade entre Brasil e o país asiático.

Fávaro destacou a “sólida relação diplomática e comercial” entre as nações e enfatizou o papel do Brasil como “grande produtor de alimentos e energia, com qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente”. Ele ressaltou, ainda, a importância da reciprocidade comercial: “Se nossa vocação é produzir alimentos, também devemos estar abertos a fazer negócios com os produtos de Singapura.”

[Continua depois da Publicidade]

Acordo Mercosul–Singapura e Segurança Alimentar

Um dos principais pontos da pauta foi o esforço brasileiro para a formalização do Acordo de Livre-Comércio entre o Mercosul e Singapura. O ministro Fávaro expressou confiança na rápida aprovação do acordo pelo Congresso Nacional, visto como “fundamental para criar negócios e fortalecer nossos laços econômicos”.

[Continua depois da Publicidade]

A ministra Grace Fu reforçou o papel estratégico do Brasil para a segurança alimentar de Singapura, mencionando que o país asiático importa mais de 50% das carnes bovina, de aves e suína brasileiras. Ela também destacou o acordo Mercosul–Singapura como crucial para facilitar o comércio.

Cooperação em Sustentabilidade e Defesa Agropecuária

Durante a reunião, Fávaro apresentou o programa “Caminho Verde Brasil”, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que visa recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade ao longo de dez anos, convertendo-as em áreas agricultáveis sem a necessidade de novo desmatamento.

Grace Fu elogiou a iniciativa e manifestou interesse em cooperação tecnológica e ambiental, citando o potencial uso de resíduos agrícolas brasileiros na produção de combustível sustentável para a aviação em Singapura.

O ministro Fávaro também enalteceu a robustez do sistema de defesa agropecuária do Brasil, citando o rápido controle do caso isolado de influenza aviária em 2023. A ministra de Singapura reconheceu a eficácia do sistema, lembrando que seu país adotou protocolos de regionalização, garantindo a continuidade das importações brasileiras e a segurança alimentar.

Novo Mercado Aberto:

Ao final do encontro, a ministra Grace Fu entregou o documento oficial que autoriza a importação de ovoprodutos brasileiros por Singapura.

Fávaro celebrou a abertura do novo mercado, destacando o impacto positivo da conquista: “Essa conquista representa mais emprego, mais renda e o fortalecimento do comércio internacional, levando ao mundo alimentos de qualidade produzidos pelo Brasil”.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Mato Grosso, do Brasil e do mundo.