A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) integra a comitiva mato-grossense em missão à China para abrir mercados e atrair investimentos. A iniciativa é coordenada pela Invest MT, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e entidades do setor produtivo.
Segundo o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, o objetivo é fortalecer relações comerciais e consolidar Mato Grosso como fornecedor global de alimentos. A agenda inclui reuniões com grandes compradores, visitas a hubs logísticos e tecnológicos e participação na China International Import Expo (CIIE).
Entre os destaques estão a visita ao Porto de Xangai, o maior do mundo em volume de cargas, encontros com processadoras de madeira tropical e um roadshow com empresas interessadas em adquirir produtos de origem rastreada. A comitiva também cumpre agendas em Suzhou, referência em indústria inteligente e inovação urbana, e em Yiwu, polo global de comércio.
“Mato Grosso reúne três biomas e uma das maiores áreas preservadas do planeta. Quem mais preserva é o produtor rural, amparado pelo Código Florestal, um dos mais rigorosos do mundo. Produzimos com rastreabilidade e sustentabilidade”, afirma Vilmondes Tomain.
“O mercado asiático é estratégico para o estado. Mesmo com custos pressionados no pós-pandemia, seguimos competitivos ao elevar a produtividade por hectare, incorporar tecnologia e ganhar eficiência logística. Viemos para firmar parcerias e vender com mais valor”, completa.
Além da presença institucional, a missão foca em converter contatos em negócios e atrair investimentos produtivos. Para o presidente da Invest MT, Mirael Praeiro, a ação conecta o estado às cadeias globais de valor, identifica potenciais parcerias e abre mercado para a produção local. “Estamos fortalecendo pontes entre quem produz em Mato Grosso e quem investe no mundo. O ciclo econômico deixou de ser regional e ações como essa têm por finalidade abrir portas, gerar confiança e mostrar que Mato Grosso tem escala, previsibilidade e sustentabilidade para atrair grandes investimentos”, diz.
O vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti também integra a comitiva. A expectativa é gerar novos contratos comerciais, protocolos de intenção para implantação industrial e ampliar parcerias em inovação, logística e bioeconomia, com foco na pecuária.
A comitiva reúne Invest MT, Sedec, Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Associação das Empresas Cerealistas de Mato Grosso (Acemat), MT Par, Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), LIDE MT, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), MT Gás, Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE), além do Governo do Estado e prefeituras.
Sobre a Invest MT
Agência oficial de promoção de investimentos e comércio exterior de Mato Grosso, a Invest MT conecta o estado ao mercado global, apoia a internacionalização de empresas, atrai novos negócios e fortalece a imagem de Mato Grosso como líder em produção sustentável de alimentos, energia e florestas.

















