Exportações de carne suína batem recorde no primeiro semestre de 2025

Volume embarcado cresce 17,5% e receita alcança R$ 9,82 bilhões, impulsionada pela demanda asiática

Fonte: Assessoria

suino 1

As exportações brasileiras de carne suína atingiram um patamar histórico no primeiro semestre de 2025, tanto em volume quanto em receita. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil embarcou 713,4 mil toneladas de carne suína entre janeiro e junho deste ano, volume 17,5% superior ao registrado no mesmo período de 2024.

No que se refere à receita obtida com as vendas externas, o resultado foi ainda mais expressivo: R$ 9,82 bilhões, alta de 49% frente ao montante arrecadado nos seis primeiros meses do ano passado.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o excelente desempenho das exportações foi impulsionado, principalmente, pelo aumento da demanda de importantes parceiros comerciais do Brasil, com destaque para países asiáticos como Japão, China e Filipinas. O crescimento das compras por nações africanas, como Angola e Libéria, também contribuiu para a alta.

O resultado consolida o Brasil como um dos principais fornecedores globais de proteína suína e confirma o fortalecimento da cadeia produtiva nacional, que vem ampliando sua presença em mercados estratégicos e diversificando sua pauta de exportação.

Com o bom momento das exportações e a valorização da demanda internacional, a expectativa do setor é de que o segundo semestre também mantenha ritmo positivo, sustentando preços e estimulando a produção.