Exportações de açúcar em Mato Grosso disparam no início da safra 25/26

Fonte: CenarioMT

moagem de cana 1

As exportações de açúcar em Mato Grosso registraram forte crescimento no início da safra 2025/26. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), entre abril e julho foram embarcadas 50,80 mil toneladas do produto, volume 45,46% superior ao observado no mesmo período da temporada passada. O desempenho também supera em 140,32% a média registrada nas últimas cinco safras.

O avanço está diretamente relacionado ao maior direcionamento da cana-de-açúcar para a produção do adoçante, em detrimento do etanol. O cenário de rentabilidade mais favorável ao açúcar motivou a indústria sucroenergética do estado a ampliar a oferta ao mercado externo. No mesmo intervalo, a produção estadual do derivado cresceu 4,45%, fortalecendo o abastecimento e possibilitando esse salto nas exportações.

[Continua depois da Publicidade]

O movimento reflete uma estratégia de adaptação das usinas frente às condições de mercado internacional, que atualmente apresentam demanda aquecida e preços competitivos para o adoçante. A expectativa do setor é de que Mato Grosso continue ampliando sua participação nas vendas externas, consolidando-se como importante player no comércio de açúcar, ao lado de estados tradicionalmente líderes como São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT