O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (MDIC), ressaltou nesta sexta-feira (12/9), durante o Congresso Prefeitos do Agro em Sorriso (MT), a importância da agroindústria tanto para o desenvolvimento municipal quanto nacional, dando destaque para as oportunidades criadas pela Nova Indústria Brasil (NIB) em campos como biocombustíveis e energia limpa.
“Se nós somos muito competitivos no agro, vamos agregar valor a esse agro para avançar mais”, destacou Alckmin.
Para o ministro, a atuação dos prefeitos e dos municípios são essenciais na promoção do desenvolvimento, criação de empregos e atração de investimentos. “Queremos todos os prefeitos envolvidos nesse desenvolvimento do agro, da agroindústria e dos serviços para o Brasil crescer ainda mais”, afirmou.
O ministro destacou a produção de soja e milho em Mato Grosso, culturas que contribuem para outros setores da economia, com a produção de etanol, biodiesel, DDG e bioeletricidade.
“Nós vamos ter uma avenida aí pela frente, com o Brasil dando um exemplo para o mundo”, apontou. “Quem tem 30% de etanol anidro na gasolina? Ninguém tem. Quem tem 85% da frota flex? Ninguém tem. E nós acabamos de lançar o carro sustentável, que emite menos de 83 gramas de CO2 por quilômetro rodado e é um carro 80% reciclável”, complementou.