Diferença entre preços do ovo branco e vermelho é a menor desde nov/24

Fonte: Assessoria

Ovos de granja com caso de gripe aviária estão rastreados, diz Mapa Foto: © Luiz Agner/IBGE

A diferença entre os preços dos ovos tipos extra brancos e vermelhos, ambos comercializados em Santa Maria de Jetibá (ES), recuou em setembro, sendo a menor desde novembro/24, apontam dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Vale lembrar que esse cenário é visto após os preços das duas variedades de ovos ter alcançado, em março deste ano, uma diferença recorde, considerando-se toda a série histórica do Cepea, iniciada em 2019 nesta praça. Desde então, a diferença entre os valores das duas variedades tem recuado de forma contínua.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo pesquisadores do Cepea, o estreitamento gradual entre as duas variedades de ovos reflete o aumento da oferta no mercado doméstico ao longo dos últimos meses, que pressionou as cotações da proteína. Dados do Cepea mostram que, entre julho e setembro, o preço dos ovos brancos tipo extra, a retirar (FOB) em Santa Maria de Jetibá, caiu 14% em relação ao trimestre anterior, em termos reais (dados deflacionados pelo IGD-DI de agosto/25), enquanto que, para os ovos vermelhos, a retração na média trimestral foi ainda mais intensa, de 18% (também em termos reais).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: celsofnery@gmail.com .