Dia de campo na Embrapa Arroz e Feijão debate conhecimento agroecológico para produção

Fonte: Assessoria/Rodrigo Peixoto

A Embrapa Arroz e Feijão será realizada em sua sede, em Santo Antônio de Goiás (GO), no 11º. Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica. O evento está marcado para 27 de fevereiro de 2026, entre 8h e 12h, e é destinado a agricultores, extensionistas, associações e cooperativas rurais, estudantes universitários, pesquisadores e demais interessados ​​na produção agroecológica no Cerrado.

Nessa edição, serão abordados temas importantes para o manejo de áreas de produção agroecológica, como a avaliação da qualidade do solo diretamente no campo; a utilização de sistemas agroflorestais de preservação e recuperação hídrica; e as previsões da produção de sementes de feijoeiro na propriedade. Além disso, para destacar a força da Agroecologia no âmbito social, haverá o relato sobre a experiência de mulheres na produção agroecológica, discutindo sua importância para a segurança alimentar e a equidade de gênero. Este último assunto é uma novidade no dia de campo, sendo tratado pela primeira vez no evento. Está prevista também a já tradicional feirinha de produtos orgânicos da Associação de Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (APROAR).

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Flávia Alcântara, coordenadora do dia de campo, o encontro tem como objetivo mostrar que a Agroecologia e os sistemas agroecológicos são uma alternativa viável e possível para a produção de arroz e feijão no Cerrado, com respeito aos recursos solo, água e biodiversidade, e com vistas à diversificação de atividades nas propriedades da agricultura familiar, melhorando a renda e a qualidade de vida.

“A agroecologia é uma ciência transdisciplinar, a prática e o movimento que dá as bases para uma agricultura limpa e justa, que gera renda e bem-viver para os agricultores, além de alimentos de qualidade. Seus princípios são aplicados na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão há mais de 20 anos, tornando-a uma referência na Embrapa e no Estado de Goiás em trabalhos envolvendo não só arroz e feijão, mas também outras espécies e culturas de interesse da agricultura familiar, além de sistemas agroflorestais com árvores nativas do Cerrado. Os dias de campo anuais são o momento de compartilhar e trocar informações com os parceiros e visitantes”, comentou a pesquisadora Flávia Alcântara.

A 11ª. edição do Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica possui parceria com a Embrapa Cerrados, Movimento Camponês Popular (MCP), Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Emater GO, Associação de Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (APROAR), Universidade Federal de Goiás (UFG), Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), Federação das Associações dos Empregados da Embrapa e Associação dos Empregados da Embrapa em Goiás (AEE-GO) e Associação Nacional de Fortalecimento da Agrobiodiversidade (AGROBIO).

[Continua depois da Publicidade]

O Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica é gratuito, aberto ao público e as inscrições serão feitas no próprio local do evento, na sede da Embrapa Arroz e Feijão em Santo Antônio de Goiás (GO), logo no início do dia de campo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT