Demanda crescente e menor oferta impulsionam alta nos preços dos ovos no início de junho

Fonte: CenarioMT

Ovos - Foto Canva
Ovos - Foto Canva

Após dois meses seguidos de recuos, os preços dos ovos começaram a subir na maioria das regiões monitoradas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) neste início de junho. De acordo com colaboradores do Centro, a melhora no poder de compra da população com a virada do mês tem impulsionado a demanda pelo produto, em um comportamento considerado típico do período.

Além do aumento na procura, o Cepea aponta que a oferta, anteriormente elevada ao longo de maio, encontra-se agora mais ajustada, o que tem colaborado para o movimento de valorização. A combinação entre maior consumo e menor disponibilidade tem fortalecido o cenário de recuperação de preços nas principais praças produtoras.

[Continua depois da Publicidade]

Paralelamente, o setor produtivo acompanha com atenção a situação sanitária nacional. Até o momento, não há novos registros de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em granjas comerciais no Brasil. Caso esse quadro se mantenha, o país poderá retomar o status de livre da doença a partir de 18 de junho, conforme o prazo de 28 dias estabelecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) após o controle do foco registrado.

A estabilidade sanitária é essencial para manter a confiança dos mercados consumidores e assegurar as exportações, especialmente num cenário em que a avicultura brasileira busca retomar sua normalidade após os impactos causados pelo registro isolado da doença.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT