31.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 01 agosto, 2021
InícioCENÁRIO AGROCorpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde entrega certificados a formandos...

Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde entrega certificados a formandos que farão parte da primeira Brigada Municipal Mista

Os formandos passaram por 3 dias de treinamento e ao final alguns deles serão escolhidos para atuar no combate a incêndios florestais em Lucas e região
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Os futuros integrantes da Brigada Municipal Mista (BMM) de Lucas do Rio Verde receberam seus certificados de conclusão de curso, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (16/07), na sede do Corpo de Bombeiros Militar.

Com intenção de prestar apoio no atendimento das ocorrências e intensificar os trabalhos de combate a incêndio, nas áreas urbana e rural, durante o período da seca na região, os 20 inscritos no processo seletivo para a Brigada receberam treinamentos teóricos e práticos.


--Continua depois da publicidade--

Ao final da capacitação, eles passaram por uma avaliação teórica geral, que tem como objetivo selecionar os 6 primeiros colocados para atuar na brigada municipal.

Para Rafael Anacleto Fernandes, 1º colocado dentre os brigadistas, esta foi uma experiência única, técnica e bastante gratificante.

“De início a gente pensa que vai ser tudo tranquilo, no mesmo ritmo das aulas teóricas, mas na verdade as aulas práticas foram bem técnicas e exaustivas para mim que nunca tinha tido contato antes. Os instrutores foram muito bons, muito técnicos e isso foi que meu deu segurança na hora da prova prática, que era o combate direto do fogo. Se você não tem conhecimento, dificilmente consegue combater o fogo, e isso foi essencial pra minha formação como brigadista de incêndios”, ressaltou.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Lucas do Rio Verde, Major Alex, se mostrou grato pela parceria com a Prefeitura e destacou a importância de manter parâmetros elevados na hora de formar estes cidadãos.


--Continua depois da publicidade--

“Todos os alunos passaram por provas teóricas e práticas, de caráter eliminatório, e por fim, tivemos 15 concluintes. É muito importante mantermos este caráter eliminatório de alto padrão porque o combate a incêndios exige muita disciplina, conhecimento técnico e responsabilidade dos atuantes, que vêm para reforçar os trabalhos operacionais do batalhão, especificamente no ocmbate a incêndios florestais”, frisou.

Durante a cerimônia, a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, agradeceu a todos pelo empenho e dedicação e assegurou que os brigadistas de Lucas do Rio Verde poderão contar com todo o apoio da Prefeitura.

“Nós estamos muito felizes com este passo da formação da primeira brigada de incêndio mista em Lucas do Rio Verde. É um sonho pelo qual estamos lutando desde o início do ano, e que agora se tornou realidade. Além do suporte dos Bombeiros, todos terão uniformes, EPIs e demais equipamentos que necessitarem para trabalhar em segurança e com afinco. Esperamos que esta iniciativa se torne permanente e que possamos contar com o apoio de todos”, afirmou.

Durante os três dias de formação teórica e prática, além da apresentação inicial, os módulos ministrados pelos Bombeiros foram: teoria do fogo; técnicas e táticas de combate aos incêndios florestais materiais, equipamentos e viaturas de combate aos incêndios florestais; atendimento pré-hospitalar; e avaliação final.

Os brigadistas contratados trabalharão em turnos diurnos de 12 horas por 36 horas de descanso, sendo 3 combatentes por dia. A equipe ficará alocada na sede do Corpo de Bombeiros em Lucas do Rio Verde por um período de 90 dias e atenderá a toda região nos casos de incêndio florestal.

A previsão de início das atividades é na próxima segunda-feira (19/07).

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado” em incentivo ao aleitamento materno
agosto 01, 2021
33 anos
Prefeitura anuncia ações voltadas para o aniversário de Lucas do Rio Verde
agosto 01, 2021