Confinamento de bovinos deve crescer em Mato Grosso em 2025 com cenário favorável ao boi gordo

Fonte: CenarioMT

confinamento de gado
(Foto: Reprodução)

A pecuária mato-grossense deve registrar alta no confinamento de bovinos em 2025, acompanhando o movimento de valorização do mercado do boi gordo. A expectativa é de que 926,78 mil animais sejam confinados no estado, o que representa avanço de 3,84% frente ao ano passado. A estimativa é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

O impulso vem da expressiva valorização anual de 47,06% no preço do boi gordo no primeiro semestre. Apesar de o custo da diária de confinamento ter subido 11,93%, alcançando R$ 13,25 por cabeça/dia, a relação de troca melhorou e se manteve atrativa para o produtor. Atualmente, são necessárias 5,52 sacas de milho para adquirir uma arroba do boi gordo, favorecendo a viabilidade da engorda intensiva.

[Continua depois da Publicidade]

Analistas destacam ainda a perspectiva de maior confinamento no segundo semestre, impulsionada pela possível continuidade da alta nos preços da arroba. Caso esse cenário se confirme, Mato Grosso pode ampliar sua relevância na oferta de carne bovina de qualidade, fortalecendo sua posição de destaque no mercado nacional e nas exportações.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT