Como aplicar inseticida nas plantas? Veja aqui!

Fonte: CenárioMT

inseti 1024x683 1
Foto: Reprodução

Como aplicar inseticida nas plantas? Veja aqui!

Quem possui um jardim ou plantas em sua residência sabe que não há nada mais desagradável do que perdê-las para insetos que se alimentam de suas folhas e de outras partes. Pensando nisso, você sabe como aplicar inseticida nas plantas?

Os insetos podem aparecer nas plantas em diversas fases do crescimento, desde a germinação até a colheita, o que pode se tornar um fator de preocupação para os jardineiros e cuidadores das plantinhas. Por isso, é importante obter produtos que realizem essa função com eficácia e não prejudiquem a saúde delas.

O que é inseticida?

Os inseticidas para plantas são substâncias químicas ou biológicas destinadas a realizar o controle de pragas e insetos nas plantações. Dessa forma, você consegue prevenir o surgimento e o acúmulo de pragas que podem prejudicar o desenvolvimento de uma planta. Como citado anteriormente, as pragas podem surgir em diversos momentos do desenvolvimento da planta. Além disso, podem aparecer diferentes tipos de insetos em cada fase, o que exige dos jardineiros uma análise para saber qual é o produto mais recomendado, levando em consideração as espécies de plantas e pragas.

[Continua depois da Publicidade]

Existem diversos tipos de inseticidas, sendo os principais: piretroides, organofosforados, glifosato, óleo de neem e fumo. Alguns deles possuem composições naturais, enquanto outros apresentam substâncias químicas mais potentes.

Como aplicar inseticidas?

3 easy
Foto: Reprodução

Independentemente do tipo de inseticida escolhido, é importante ter em mente que ele deve ser aplicado com muito cuidado. O item pode ser disponibilizado em forma líquida ou granulada. Devido à presença de compostos químicos e outros componentes, alguns inseticidas podem prejudicar a saúde das plantas a curto prazo. Por isso, lembre-se sempre de utilizar EPI (equipamento de proteção individual) ao manusear esses produtos, além de um pulverizador no momento da aplicação.

[Continua depois da Publicidade]

Outro fator importante para saber como aplicar inseticida nas plantas de maneira adequada é se atentar às condições climáticas. Algumas temperaturas e outros eventos, como chuvas, tempestades e ventanias, podem ser prejudiciais para a aplicação, comprometendo a eficácia do produto. Separamos a seguir os tipos mais comuns de inseticida para plantas de jardim e suas principais formas de aplicação. Entretanto, sempre fique atento às recomendações de cada fabricante, pois o método de aplicação pode variar com base na composição do produto e outras exigências.

Piretroides

Os piretroides são considerados inseticidas naturais que afastam diversas pragas, como pulgões, lagartas, formigas, entre outros. Eles são disponibilizados em forma líquida e geralmente são aplicados diretamente sobre as plantas.

Organofosforados

Os organofosforados são utilizados em plantas que são atacadas por pragas maiores que se alimentam das folhas. Entretanto, na maioria dos casos, o uso desse inseticida é restrito à aplicação por profissionais especializados.

Glifosato

O glifosato é um dos inseticidas com componentes químicos mais poderosos, sendo desenvolvido em laboratório. Ele deve ser aplicado em jardins e pequenas hortas. Entretanto, diversas organizações levantam hipóteses sobre a utilização desse componente devido às consequências que pode gerar à saúde.

Óleo de neem

Se você busca outra opção de inseticida natural, o óleo de neem pode ser a mais adequada para uso. O produto deve ser diluído em água e aplicado nas folhas das plantas e em seus galhos.

Fumo

O fumo é um inseticida natural que possui propriedades do tabaco. Muitos especialistas acreditam que elas são eficazes para o controle de pragas. Para aplicar, ele deve ser diluído e colocado na quantidade correta, para que não prejudique a saúde das plantinhas.

Plantas repelentes

Se você lida com insetos no jardim, mas não deseja utilizar inseticidas para afastá-las, seja por não querer usar produtos químicos ou por qualquer outra razão, saiba que existem plantas que possuem ação repelente contra insetos. Elas são muito utilizadas e fáceis de serem encontradas.

Confira algumas abaixo:

citronela;

alecrim;

alfazema;

manjericão;

arruda;

boldo;

Cuidados na aplicação de inseticidas

Para saber como aplicar inseticida nas plantas, é importante ter em mente que isso varia conforme o tipo escolhido, as plantinhas que vivem no seu jardim e as pragas que surgem no dia a dia. Por isso, é importante seguir as instruções de uso contidas no rótulo de cada produto a fim de aproveitar todos os benefícios. Por muitos deles se tratarem de compostos químicos, deve-se evitar o contato dos produtos com a pele. Portanto, utilize luvas no momento de usar o item.

Leia também: Plantas trepadeiras, veja aqui!

Instagram: CenarioMT

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .