Com investimento de R$ 2 bilhões, Mato Grosso vai ganhar nova unidade de processamento de etanol de milho

Fonte: CenarioMT

Indústria
Indústria

A FS – Fueling Sustainability deu início a mais um importante passo em sua trajetória de crescimento em Mato Grosso. A empresa, que iniciou suas operações em Lucas do Rio Verde, começou a construção de sua quarta unidade industrial no estado, desta vez em Campo Novo do Parecis, com investimento de R$ 2 bilhões. A planta deve entrar em operação em dezembro de 2026, fortalecendo ainda mais o papel do estado na produção de biocombustíveis e alimentos de baixo impacto ambiental.

A nova unidade terá capacidade para produzir 540 milhões de litros de etanol por ano, além de 935 mil toneladas de coprodutos destinados à nutrição animal, 69 mil toneladas de óleo técnico de milho e 56 mil MWh de energia elétrica. Durante a fase de construção, estão previstas a geração de 600 empregos diretos e cerca de 8 mil indiretos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região.

De acordo com a FS, a decisão de expandir a atuação em Mato Grosso foi impulsionada por fatores como a aprovação do projeto Combustível do Futuro, que viabilizou o uso do E30 (30% de etanol misturado à gasolina) e abre espaço para a futura adoção do E35. A medida representa uma nova fronteira para o setor de biocombustíveis no país, com ganhos ambientais e econômicos.

Com três plantas em operação nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste, a FS é pioneira no Brasil por produzir etanol utilizando exclusivamente milho de segunda safra como matéria-prima, tornando-se referência em sustentabilidade no setor industrial. O projeto em Campo Novo do Parecis faz parte da estratégia da empresa para alcançar capacidade produtiva de 5 bilhões de litros de etanol por ano. Atualmente, essa produção já supera 2,5 bilhões de litros.

Além da planta em Campo Novo, a FS já avança na preparação do terreno para sua quinta unidade, no município de Querência (MT), consolidando seu plano de expansão e reafirmando o compromisso com inovação, energia limpa e geração de oportunidades em todo o estado.