Colheita de algodão em Mato Grosso avança, mas ritmo segue abaixo do registrado no ano passado

Fonte: CenarioMT

Produtores de algodão de Mato Grosso têm até sábado (15) para fazer cadastro das propriedades

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou na sexta-feira (8) o mais recente levantamento sobre o andamento da colheita de algodão no estado na safra 2024/2025. Os dados mostram que, até o dia 8 de agosto, 26,98% da área cultivada no estado havia sido colhida, avanço de 8,71 pontos percentuais em relação à semana anterior.

Apesar do incremento, o ritmo segue inferior ao observado no mesmo período do ano passado, quando 44,08% da safra 2023/2024 já havia sido colhida — uma diferença negativa de 17,10 pontos percentuais.

[Continua depois da Publicidade]

Entre as regiões acompanhadas pelo Imea, o Médio-Norte apresentou o maior avanço semanal, com 11,16 pontos percentuais, atingindo 30,54% de área colhida. Na sequência, aparecem o Sudeste, com 8,50 p.p. de incremento e 32,20% colhidos, e o Noroeste, que chegou a 25,38%, avanço de 8,93 p.p.

Já o Centro-Sul, que tradicionalmente apresenta início mais rápido da colheita, alcançou 22,38% de área colhida, enquanto o Oeste chegou a 17,28%. As regiões Centro-Sul e Oeste também registraram as maiores diferenças negativas em relação ao ano passado, com quedas de 15,35 e 18,50 pontos percentuais, respectivamente.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o Imea, o atraso em relação a 2023 pode ser atribuído a fatores climáticos e ao escalonamento do plantio, que alterou o calendário de maturação das lavouras. Ainda assim, a expectativa é de que a colheita ganhe ritmo nas próximas semanas, especialmente nas regiões com maior concentração de áreas plantadas no início da temporada.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT