Carne suína tem queda no preço no mercado paulista

Fonte: CenárioMT

carne suina

Neste mês, observa-se uma tendência de queda nos preços médios da carne suína, da bovina e de frango no atacado da Grande São Paulo, em comparação com o mês anterior. No entanto, os valores da carne suína registram uma leve diminuição em relação às suas concorrentes, o que resultou na perda de competitividade dessa proteína.

Segundo especialistas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, essa pressão sobre os preços da carne suína está principalmente ligada à menor liquidez interna, especialmente na primeira quinzena do mês.

Em relação à carne bovina, a maior oferta de animais para abate pode estar contribuindo para um aumento na disponibilidade de carne no mercado atacadista. Já no caso da carne de frango, os preços também apresentaram recuos mais expressivos, influenciados pela lentidão das vendas, especialmente na segunda quinzena do mês.

Além disso, agentes consultados pelo Cepea destacam que esse enfraquecimento do mercado está relacionado ao período da Quaresma, quando há uma demanda crescente por carne de peixe em detrimento da carne de frango.

[Continua depois da Publicidade]
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.