Caminho Verde Brasil é destaque do Mapa na COP30

Painel na Agrizone reforça o programa como eixo estratégico para agricultura regenerativa

Fonte: MAPA

Caminho Verde Brasil é destaque do Mapa na COP30
Caminho Verde Brasil é destaque do Mapa na COP30

Recuperar até 40 milhões de hectares de áreas degradadas em dez anos. Este é o destaque do painel “Programa Caminho Verde Brasil: avanços, desafios e oportunidades”, que acontece na próxima segunda-feira (17/11), às 10h, durante a COP30, na AgriZone. O espaço, também conhecido como “Casa da Agricultura Sustentável”, é aberto ao público mediante inscrição e conta com diversas atividades técnicas, culturais e gastronômicas.

O encontro é organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), a Embrapa e o Banco do Brasil. A iniciativa reforça a posição estratégica do País na agenda global e destaca as práticas regenerativas como solução para garantir segurança alimentar e estabilidade climática.

[Continua depois da Publicidade]

O painel será conduzido pelo assessor especial do ministro da Agricultura e Pecuária e coordenador do Caminho Verde Brasil, Carlos Augustin. “O programa cria condições para um expressivo aumento da produção de alimentos e de biocombustíveis, sem desmatamento de novas áreas, preservando matas nativas”, explica. “Dessa forma, promove simultaneamente a segurança alimentar, apoia a transição energética e conserva o meio ambiente”.

A importância da iniciativa já foi evidenciada no “Fórum Planeta Campo Especial COP30”, no último dia 11, quando o Mapa apresentou o programa como exemplo de política pública que une mitigação climática e aumento da produtividade.

[Continua depois da Publicidade]

Conheça o programa

O Caminho Verde Brasil é uma iniciativa estratégica do Governo Federal que visa impulsionar a recuperação ambiental e a produtividade do setor agropecuário por meio da restauração de áreas degradadas e da promoção de práticas sustentáveis.

Coordenado pelo Mapa, o programa viabiliza a segurança alimentar, apoia a transição energética e conserva o meio ambiente, reforçando a posição estratégica do Brasil nos debates climáticos mundiais.

Atualmente, o País dispõe de aproximadamente 280 milhões de hectares destinados à agropecuária. Destes, cerca de 82 milhões apresentam algum grau de degradação. A meta do Caminho Verde Brasil é restaurar até 40 milhões de hectares dessas terras no período de dez anos, viabilizando sua utilização em sistemas produtivos agropecuários e florestais sustentáveis.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .