Brasil consolida acesso ao mercado chileno com a promoção do abacate hass e expansão do comércio bilateral

Potencial de crescimento das exportações de frutas brasileiras no Chile destaca a qualidade do abacate hass e novas oportunidades de mercado

Fonte: MAPA

Brasil consolida acesso ao mercado chileno com a promoção do abacate hass e expansão do comércio bilateral
Brasil consolida acesso ao mercado chileno com a promoção do abacate hass e expansão do comércio bilateral

No dia 28 de maio, a Embaixada do Brasil em Santiago promoveu um evento estratégico voltado à promoção do abacate hass brasileiro no Chile, reunindo importadores, operadores logísticos e autoridades chilenas com o objetivo de ampliar o comércio bilateral e destacar o potencial do produto nacional.

Organizada em parceria com a Abrafrutas, por meio do projeto setorial “Frutas do Brasil”, e com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a ação contou com a presença de 72 convidados, entre representantes do setor agroexportador, do Ministério da Agricultura do Chile (SAG), imprensa e sociedade civil. A iniciativa também teve o apoio do Setor de Promoção Comercial e do adido agrícola brasileiro no país, Rodrigo Padovani.

[Continua depois da Publicidade]

Durante o encontro, o embaixador do Brasil, Paulo Roberto Soares Pacheco, destacou o grande potencial de expansão do comércio bilateral, lembrando que o Brasil é o 3º maior produtor mundial de frutas.

Embora as exportações brasileiras de frutas para o Chile tenham sido modestas, com pouco mais de US$ 12 milhões em 2024, o evento demonstrou o grande potencial de crescimento do setor, impulsionado pela crescente demanda por frutas tropicais. Esse aumento na demanda é, em parte, devido à presença de comunidades colombianas e venezuelanas no Chile.

[Continua depois da Publicidade]

O gerente da Abrafrutas, Jorge Souza, apresentou dados que mostram que, embora o Brasil seja um dos maiores produtores de frutas do mundo, exporta apenas 2,3% de sua produção. Em 2024, o Brasil conquistou quatro novos mercados para o abacate, incluindo o Chile, Costa Rica, Japão e Índia.

O produto brasileiro foi elogiado por sua qualidade, sabor e textura, além da vantagem de estar disponível justamente durante a entressafra chilena, de fevereiro a setembro. A logística eficiente e a rastreabilidade também reforçam a competitividade do abacate brasileiro, que já chega a mais de dez destinos internacionais.

Além de promover o abacate, o evento despertou interesse chileno por outras frutas brasileiras, como manga, goiaba, abacaxi e mamão papaia, ampliando as possibilidades de diversificação da pauta exportadora.

A expectativa, após o encontro, é de que ações fitossanitárias e comerciais sejam coordenadas para aproveitar ao máximo as oportunidades comerciais identificadas. O Brasil está cada vez mais preparado para consolidar sua posição como fornecedor confiável e competitivo de frutas tropicais de alta qualidade, não só no Chile, mas em outros mercados internacionais.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.