Avanço do PIB do agronegócio atinge 6,5% no 1º trimestre

Fonte: Assessoria

Plano Safra: MP libera mais de R$ 4 bilhões em crédito extraordinário para continuidade ao programa de incentivo ao setor
Plano Safra: MP libera mais de R$ 4 bilhões em crédito extraordinário para continuidade ao programa de incentivo ao setor

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), avançou expressivos 6,49% no primeiro trimestre de 2025.

Segundo pesquisadores do Cepea/CNA, esse excelente desempenho é uma continuidade da tendência observada no quarto trimestre de 2024, quando a elevação do PIB foi suficiente para reverter a queda que vinha sendo registrada até o terceiro trimestre daquele ano.

[Continua depois da Publicidade]

Quando considerado o desempenho geral da economia brasileira até o momento, o PIB do agronegócio pode representar 29,4% do PIB do Brasil em 2025, aumento considerável em relação aos 23,5% observados em 2024.

Pesquisadores do Cepea indicam que o forte avanço do PIB do agronegócio no primeiro trimestre deste ano foi influenciado sobretudo pela alta dos preços, com destaques para o segmento dentro da porteira, seja a agricultura ou a pecuária. Além disso, o impulso ao PIB também veio do aumento na produção em várias atividades, tanto de base agrícola quanto pecuária – neste caso, a única exceção foi o segmento de insumos, que apresentou retração do PIB.

[Continua depois da Publicidade]

Pela perspectiva dos ramos do agronegócio, se consideradas apenas as atividades do ramo agrícola, o PIB do setor cresceu 5,59%; ao considerar apenas as do ramo pecuário, o crescimento foi de significativos 8,5%.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT