Argentina confirma novo caso de gripe aviária e eleva alerta em Mato Grosso e outros estados do Brasil

Fonte: Redação Globo Rural

Argentina confirma novo caso de gripe aviária e eleva alerta na América do Sul
Argentina confirma novo caso de gripe aviária e eleva alerta na América do Sul FOTO:PIXABAY

A Argentina confirmou nesta sexta-feira (17/2) mais um caso de gripe aviária no país. Segundo o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), o novo foco foi identificado em patos encontrados mortos na província de Cordoba, depois de análise feita em laboratório oficial do governo.

A Senasa informou que os técnicos foram ao local depois de uma notificação feita pela Polícia Ambiental de Cordoba. As amostras coletadas no local foram enviadas para análise em Martínez, na província de Buenos Aires.

“A Senasa continua o trabalho conjunto com outras entidades – nacionais, provinciais, municipais e do setor privado – para determinar as possíveis vias de migração dentro da Argentina, assim como as que possam ser vinculadas com o caso em aves silvestres no Uruguai”, diz a instituição, em nota.

Desde o primeiro caso detectado, o país está sob emergência sanitária para a Influenza Aviária. Entre as medidas previstas pelo governo contra a doença, estão controle de fronteira, ações de informação e vigilância para aves que estão nas imediações de locais de migração.

[Continua depois da Publicidade]

Até o momento, dois casos de gripe aviária foram confirmados na Argentina, em 67 amostras enviadas para análises laboratoriais pelas autoridades do país. Em seu comunicado, a Senasa ressalta que as aves migratórias estão entre os principais hospedeiros do vírus com cepa de alta patogenicidade e têm sido os principais vetores pelo continente sul-americano.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).