A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) participa, nos dias 10 e 11 de julho, do Acricorte, considerado o maior encontro técnico da pecuária de corte do país. Representando a entidade na solenidade de abertura realizada nesta quinta-feira (10.07), o vice-presidente Luiz Pedro Bier destacou a importância de aproximar a produção agrícola e a pecuária, dois setores que caminham juntos e sustentam o desenvolvimento econômico do estado.
“É muito importante a Aprosoja MT estar neste evento, primeiro porque as cadeias são cada vez mais integradas. O produtor de soja cada vez mais é pecuarista e o pecuarista também está se tornando um produtor de soja. Na agricultura e na pecuária moderna, a integração entre as cadeias é fundamental para a boa rentabilidade do sistema, já é um sistema que comprovadamente é viável financeiramente e, além de tudo, nós somos os grandes fornecedores de insumos para a pecuária. Toda a soja vira carne, todo o milho vira carne, o DDG vira carne. Então, mais do que natural, a Aprosoja MT estar aqui expondo as suas atividades e expondo suas ações.”
Questionado se o evento também é uma oportunidade para mostrar a sustentabilidade da produção, o vice-presidente reforçou que essa prática já faz parte do cotidiano do produtor rural brasileiro.
“A sustentabilidade está intrínseca na produção brasileira. Hoje quem não é sustentável tem sérios problemas na hora da comercialização e também a boa e a eficiente e lucrativa pecuária e agricultura é sustentável por si só. Nós precisamos da matéria orgânica, nós precisamos do uso racional de insumos para ficar competitivos e isso automaticamente nos força ao caminho da sustentabilidade.”
Realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o Acricorte deve reunir mais de 4 mil participantes ao longo dos dois dias. Promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o evento conta com nove palestras sobre os principais temas da atualidade no setor, além de uma feira de negócios com mais de 75 empresas expositoras.
Thiago Fabris, produtor associado da entidade de Santiago do Norte e também criador de gado, comentou sobre a relevância do evento para quem atua no campo.
“Esse evento reúne produtores, expositores do setor, tanto da agricultura como da pecuária, palestrantes renomados que trazem o conhecimento para que possamos levar e aplicar a prática na fazenda. A importância é imensa, essa troca de ideia, esse feedback dos palestrantes, esse networking com o pessoal tanto da agricultura como da pecuária que hoje está entrelaçada. A importância é primordial estar presente no evento, fazer parte, buscar o conhecimento para ter aplicabilidade na prática”, afirmou.
O delegado do núcleo de Diamantino da Aprosoja MT, Altemar Kroling, que também é criador, reforçou a importância da integração entre as cadeias.
“É muito interessante a gente participando mais uma vez aqui do Acricorte e nós da agricultura podermos nos inteirar da pecuária de perto, porque nós estamos trabalhando com a pecuária também, sabendo da importância que a integração lavoura-pecuária tem e que a cada dia a gente vem integrando mais. Para nós, que viemos da agricultura, é um momento muito importante, poder estar aqui na cadeia dos grãos junto com a da pecuária”, disse.
Durante o evento, a Aprosoja MT conta com um estande aberto ao público, onde os visitantes podem conhecer mais sobre os projetos da entidade voltados à sustentabilidade, à inovação e ao fortalecimento da cadeia produtiva agrícola.