35.2 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 14 agosto, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROAprosoja apresenta modelo de produção sustentável e desafia países europeus a mostrarem...

Aprosoja apresenta modelo de produção sustentável e desafia países europeus a mostrarem estratégias de preservação ambiental

Texto por Redação

Como parte da programação da Missão na Europa, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) apresentou na manhã desta terça-feira (20.11), no Parlamento Europeu em Bruxelas (Bélgica), as estratégias adotadas pelos produtores brasileiros para conciliar a produção de soja com a preservação ambiental.

            A apresentação foi feita pelo presidente da entidade, Antonio Galvan, que reforçou a preocupação dos produtores em seguir a rigorosa legislação ambiental e ainda ressaltou a importância do Soja Plus neste contexto. O programa foi criado pela Aprosoja e tem como meta preparar o produtor para atender demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental, contribuindo com a conservação dos recursos naturais, entre outros.


--Continua depois da publicidade--

            Esta é a primeira vez que produtores brasileiros têm a oportunidade de expor o sistema produtivo no Parlamento Europeu e ocorre em função de uma parceria inédita entre a Aprosoja, a Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac), a Federação Europeia de Óleo Vegetal e Proteínas (Fediol), a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH).

            “Fica o convite para que uma comissão europeia ir até Mato Grosso conhecer de perto nossa produção, nossa realidade, pois sabemos que muitas coisas ruins são faladas a respeito do Brasil, então o Parlamento está convidado a visitar nossas lavouras e ver como de fato somos o país que mais respeita a legislação ambiental vigente”, disse o presidente.

            Na sequência, a comitiva brasileira falou a representantes do Amsterdam Declarations Partnership, composto por organizações não governamentais e fez uma dura defesa do modelo de produção brasileiro, especialmente de Mato Grosso, maior produtor de grãos do país e desafiou as autoridades europeias a mostrarem exemplos de preservação realizados nos países daquele continente.

            “Temos dois terço das nossas áreas preservadas, qual outro país tem uma preservação como esta? Por isso gostaríamos de saber porque a soja brasileira tanto incomoda a Europa. Vejo pessoas vendendo ideias falsas para enganar o consumidor europeu. Não aceitaremos mais essas falsas ideias contra o Brasil e o Mato Grosso. Eu vejo que a Europa está perdendo a essência por cuidar da perfumaria. O programa Soja Plus é apenas o Brasil e Mato Grosso que têm, criado pela própria associação e que leva o produtor a se adequar às regras instituídas e me pergunto o que mais a Europa quer? Buscam o nosso produto porque nosso produto tem mais qualidade. O que vocês estão fazendo na Europa para exemplificar para nós para nos cobrar lá? Onde está a preservação dos rios, onde estão as APP´s, essa recuperação que tanto se fala? Se vai no Brasil falar, mas não se faz em casa?, discursou o presidente da Aprosoja.


--Continua depois da publicidade--

            A iniciativa é composta pelos países Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Noruega e Reino Unido, e existe desde 2015. Entre as metas do Amsterdam Declarations Partnership está zerar o desmatamento líquido até 2020.

            A agenda na Europa segue até a próxima sexta-feira com compromissos como a reunião do comitê formado Aprosoja, Abiove, Fefac e Fediol e IDH sobre o memorando de entendimento assinado por essas entidades sobre produção sustentável de soja; encontro em Paris com a Associação Francesa de Alimentos Compostos, membro da Fefac e ainda reunião com autoridades alemãs e com a Embaixada Brasileira em Berlim, na Alemanha.

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022