20.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 12 junho, 2021
InícioCENÁRIO AGROAprosoja apresenta modelo de produção sustentável e desafia países europeus a mostrarem...

Aprosoja apresenta modelo de produção sustentável e desafia países europeus a mostrarem estratégias de preservação ambiental

Por Redação

Como parte da programação da Missão na Europa, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) apresentou na manhã desta terça-feira (20.11), no Parlamento Europeu em Bruxelas (Bélgica), as estratégias adotadas pelos produtores brasileiros para conciliar a produção de soja com a preservação ambiental.

            A apresentação foi feita pelo presidente da entidade, Antonio Galvan, que reforçou a preocupação dos produtores em seguir a rigorosa legislação ambiental e ainda ressaltou a importância do Soja Plus neste contexto. O programa foi criado pela Aprosoja e tem como meta preparar o produtor para atender demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental, contribuindo com a conservação dos recursos naturais, entre outros.


--Continua depois da publicidade--

            Esta é a primeira vez que produtores brasileiros têm a oportunidade de expor o sistema produtivo no Parlamento Europeu e ocorre em função de uma parceria inédita entre a Aprosoja, a Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac), a Federação Europeia de Óleo Vegetal e Proteínas (Fediol), a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH).

            “Fica o convite para que uma comissão europeia ir até Mato Grosso conhecer de perto nossa produção, nossa realidade, pois sabemos que muitas coisas ruins são faladas a respeito do Brasil, então o Parlamento está convidado a visitar nossas lavouras e ver como de fato somos o país que mais respeita a legislação ambiental vigente”, disse o presidente.

            Na sequência, a comitiva brasileira falou a representantes do Amsterdam Declarations Partnership, composto por organizações não governamentais e fez uma dura defesa do modelo de produção brasileiro, especialmente de Mato Grosso, maior produtor de grãos do país e desafiou as autoridades europeias a mostrarem exemplos de preservação realizados nos países daquele continente.

            “Temos dois terço das nossas áreas preservadas, qual outro país tem uma preservação como esta? Por isso gostaríamos de saber porque a soja brasileira tanto incomoda a Europa. Vejo pessoas vendendo ideias falsas para enganar o consumidor europeu. Não aceitaremos mais essas falsas ideias contra o Brasil e o Mato Grosso. Eu vejo que a Europa está perdendo a essência por cuidar da perfumaria. O programa Soja Plus é apenas o Brasil e Mato Grosso que têm, criado pela própria associação e que leva o produtor a se adequar às regras instituídas e me pergunto o que mais a Europa quer? Buscam o nosso produto porque nosso produto tem mais qualidade. O que vocês estão fazendo na Europa para exemplificar para nós para nos cobrar lá? Onde está a preservação dos rios, onde estão as APP´s, essa recuperação que tanto se fala? Se vai no Brasil falar, mas não se faz em casa?, discursou o presidente da Aprosoja.


--Continua depois da publicidade--

            A iniciativa é composta pelos países Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Noruega e Reino Unido, e existe desde 2015. Entre as metas do Amsterdam Declarations Partnership está zerar o desmatamento líquido até 2020.

            A agenda na Europa segue até a próxima sexta-feira com compromissos como a reunião do comitê formado Aprosoja, Abiove, Fefac e Fediol e IDH sobre o memorando de entendimento assinado por essas entidades sobre produção sustentável de soja; encontro em Paris com a Associação Francesa de Alimentos Compostos, membro da Fefac e ainda reunião com autoridades alemãs e com a Embaixada Brasileira em Berlim, na Alemanha.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021
COPA DO BRASIL DE FUTSAL
Equilibrado, confronto entre G.Santos x Juventude é decidido nos últimos segundos da prorrogação
junho 12, 2021