Após longas negociações, Acrimat garante redução de 30% no FETHAB para fêmeas

Fonte: Assessoria

A espécie é um ruminante, ou seja, regurgita o alimento para a boca após sua ingestão, onde é novamente mastigado e deglutido.
Foto: Divulgação Casa Branca Agropastoril

A luta da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), juntamente com a FAMATO, FPA e Fórum Agro, em defesa da pecuária mato-grossense resultou em uma importante conquista para o setor. Foi publicada no Diário Oficial do Estado a Lei nº 13.032/2025, que reduz em 30% a alíquota do Fundo de Transporte e Habitação (FETHAB) incidente sobre a comercialização de fêmeas bovinas no estado.

A medida atende a uma demanda histórica da cadeia produtiva da carne, que vinha enfrentando dificuldades no mercado de fêmeas, principalmente em função da pressão de custos e do impacto da tributação. A redução beneficia diretamente os pecuaristas, tornando mais equilibrada a contribuição dos pecuaristas que pagavam o mesmo valor nominal para abater animais mais leves.

[Continua depois da Publicidade]

Para o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Junior, a vitória é fruto do diálogo constante da entidade com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa.

“Essa conquista reforça o papel da Acrimat como representante dos pecuaristas mato-grossenses, sempre atenta às necessidades do setor e comprometida em buscar soluções que garantam competitividade e sustentabilidade à nossa pecuária”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

A redução passa a valer já na data da publicação da lei, assegurando ainda maior impacto positivo para o setor.

Com essa conquista, a Acrimat reafirma sua missão de defender os interesses dos pecuaristas e fortalecer a pecuária de corte em Mato Grosso, um dos maiores polos produtores de carne bovina do país.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT