ANTT aprova o projeto dos primeiros 30 km da Ferrovia de Integração do Centro Oeste

O investimento cruzado ocorre em decorrência da prorrogação antecipada do contrato da EFVM

Fonte: CenárioMT

ferrovia trilhos construcao
Divulgação

Foi aprovado durante a Reunião de Diretoria (ReDir) da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o Projeto Executivo para implementação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). O projeto foi apresentado pela concessionária Vale S.A.. O primeiro trecho é equivalente a 30 km. A aprovação aconteceu n esta quinta-feira (16/12) pela Diretoria Colegiada da autarquia.

O projeto consta do Acordo de Obrigações de Investimento. Ele faz parte do Anexo 9 do 3º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM). O projeto passou por análise da área técnica da ANTT.

Os aditivos contratuais trazem regras mais modernas e alinhadas ao interesse público. Além da realização de novos investimentos em empreendimentos de interesse da administração pública, eles preveem a eliminação de conflitos urbanos, mecanismos de desestímulo à inexecução contratual, garantia de compartilhamento da malha ferroviária e a definição de novos parâmetros de desempenho.

A FICO é uma das ferrovias que deverão interligar Lucas do Rio Verde ao sistema ferroviário nacional. O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, é um dos entusiastas da ferrovia e cita, com frequência, a importância do modal para o desenvolvimento da região centro oeste.

[Continua depois da Publicidade]
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.