Acrimat orienta produtores para uma estação de monta mais eficiente em Mato Grosso

Fonte: Assessoria

pastagem bois 1

Com a chegada do período chuvoso, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), reforça junto aos pecuaristas a importância do planejamento reprodutivo para garantir melhores índices de fertilidade e produtividade no rebanho.

O período, denominado estação de monta, marca o início das atividades de reprodução nas fazendas, é decisivo para o sucesso da próxima safra de bezerros.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a entidade, o manejo adequado dos animais e a preparação do rebanho antes da estação são fatores determinantes. “A estação de monta não começa no momento em que o touro entra no pasto, ou no dia da primeira inseminação, ela precisa ser planejada com antecedência, com a avaliação da condição das matrizes, sanidade do rebanho e exames de fertilidade dos touros”, orienta a equipe técnica da Acrimat.

“Uma estação de monta bem planejada permite que o pecuarista tenha maior previsibilidade no manejo, facilita o uso racional dos recursos e contribui para o aumento da eficiência produtiva”, ressalta o presidente da entidade, Oswaldo Ribeiro Jr.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, a entidade destaca a importância do uso de tecnologias reprodutivas, como a inseminação artificial e a IATF (inseminação artificial em tempo fixo), que têm se mostrado grandes aliadas para acelerar o melhoramento genético e padronizar os lotes de bezerros.

Com orientação técnica e organização, a Acrimat acredita que os produtores de Mato Grosso podem alcançar resultados cada vez mais consistentes. “A pecuária é uma atividade de ciclos longos, e o sucesso de cada safra depende do planejamento de agora. O que se faz nesta estação de monta reflete diretamente no desempenho do rebanho no próximo ano”, conclui o presidente.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT