Ações do Mapa são destaque nas Conferências da FAO sobre Pecuária e Mecanização Sustentável

Eventos discutem inovações e caminhos para produzir de forma eficiente, mais nutritiva, segura e acessível

Fonte: MAPA

Ações do Mapa são destaque nas Conferências da FAO sobre Pecuária e Mecanização Sustentável
Ações do Mapa são destaque nas Conferências da FAO sobre Pecuária e Mecanização Sustentável

De 25 a 27 de setembro, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participam da primeira Conferência Global sobre Transformação da Pecuária Sustentável, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma (IT). Durante os três dias estão sendo apresentados aos participantes ações e programas desenvolvidos pelo ministério que promovem a inovação e a sustentabilidade da agropecuária brasileira.

O evento reúne países-membros da FAO, produtores, instituições acadêmicas e sociedade civil com a finalidade de promover, a partir do compartilhamento de informações e conhecimentos, um amplo debate sobre como produzir, de forma eficiente, com menos impacto ambiental, menos impacto social e maior retorno econômico e equidade.

Representando o Mapa, a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), Renata Miranda, participou do painel de abertura, que trouxe como tema “Políticas para a Transformação Sustentável da Pecuária”. Em sua fala, apresentou o trabalho de inovação e tecnologias sustentáveis que vem modificando a agropecuária brasileira, com destaque para a Política Pública Setorial da Agricultura e Pecuária sobre Mudanças Climáticas, o Plano ABC+.

“O nosso compromisso setorial de mitigar as emissões de gases com efeito de estufa, bem como de adaptação aos efeitos adversos das alterações climáticas, por meio do Plano ABC+, está em implementação em todo o país há 13 anos. Seu programa de crédito rural oferece aos agricultores mais de US$ 1 bilhão por ano exclusivamente para adoção de práticas sustentáveis. Temos, hoje, no Brasil, políticas públicas pecuárias que estão nos movendo em direção à eficiência climática”, completou Renata Miranda.

[Continua depois da Publicidade]

Além de encontros bilaterais com autoridades do Quênia, Nova Zelândia, Costa Rica e Austrália, a secretária participa, ainda, de mais dois painéis que acontecerão durante a Conferência sobre Mecanização Sustentável, promovida também pela FAO, que acontecerá de 27 a 29 de setembro. Evento vai trazer informações objetivas sobre inovações acerca da eficiência, inclusão e resiliência aos vários componentes dos sistemas de mecanização agrícola sustentáveis, especialmente nos países em desenvolvimento.

A delegação do Mapa contou, também, com a participação do diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros,SDI/MAPA), Bruno Brasil, do coordenador-geral de Produção Animal (CGPA/SDI/MAPA), Bruno Leite, e do coordenador-geral de Mudanças Climáticas, Florestas Plantadas e Agropecuária Conservacionista (CGMC, SDI/MAPA), Adriano Santhiago de Oliveira.

Informações à Imprensa
Soraya Brandão

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.