Bombeiros capturam colmeia alojada em residência de Alta Floresta

Fonte: CENÁRIOMT

1 235

Na noite desta quarta-feira (09/09), um apicultor fez a retirada da caixa de abelhas que uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar em Alta Floresta (7ª CIBM) capturou na terça-feira (08/09).  Uma colmeia de abelhas europeias-africanizadas estava alojada numa residência no bairro Setor E, na zona urbana da cidade, entre a cobertura de telha de fibrocimento e o forro de PVC.

Após os procedimentos de segurança, foram retiradas algumas telhas para ter acesso à colmeia, retirando uma pequena quantidade de mel, já que a colônia, apesar de ser grande, estava no local há cerca de dois meses. Em seguida, foram removidos os favos de cria das abelhas e colocados em quadros que foram dispostos numa caixa específica.

É necessário considerar que o trabalho demanda cuidados específicos com relação aos vizinhos, que devem ser comunicados, assim como fazer a guarda de animais para não serem atacados pelas abelhas, isolamento do trânsito em algumas situações, dentre outros, observando as prescrições do Protocolo Operacional Padrão.

Após a retirada das abelhas pela equipe da 7ª CIBM, foi necessário aguardar a colmeia alojar-se na caixa de captura, feito isso, um apicultor da região fez a retirada da caixa e destinação dos insetos.

[Continua depois da Publicidade]

As colmeias de abelhas capturadas pela 7ª CIBM e entregues a apicultores da região são distribuídas em propriedades rurais do município, contribuindo assim com a preservação ambiental e cumprindo a legislação protetiva referentes às abelhas.