Cercado por incêndio, pantaneiro sai de casa pela primeira vez em 79 anos

Fonte: OLHAR DIRETO

Foto: Fabiano Maisonnave / Folhapress

O pantaneiro Benedito Alves da Silva, popularmente conhecido como ‘Seu Dito Verde’, teve que abandonar a sua casa, pela primeira vez em 79 anos. Ele mora dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Porto Cercado, que está ameaçada pelas queimadas. Na quarta-feira (12), os bombeiros conseguiram impedir que o fogo destruísse a residência.

De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, duas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) utilizaram cerca de 45 mil litros de água para impedir que as chamas alcançassem a casa.

[Continua depois da Publicidade]

Além das aeronaves, combatentes e dois barcos, um helicóptero da Marinha também foi utilizado para impedir que a casa de pau a pique fosse destruída pelas chamas. De acordo com informações da equipe, a água utilizada para conter o fogo foi retirada do rio Cuiabá.

O idoso, de 79 anos, reside no local com a família, lugar considerado patrimônio cultural de Mato Grosso. Ele é pescador, nasceu e criou seus três filhos no Pantanal. É conhecido por ser um grande contador de histórias da região.

[Continua depois da Publicidade]

A Operação Pantanal II resulta do trabalho conjunto entre Governo de Mato Grosso, Forças Armadas, IBAMA, Governo de Mato Grosso do Sul e o polo Socioambiental Sesc Pantanal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.