Avenida Fernando Corrêa da Costa recebe o plantio de Ipês em todo canteiro central

O processo de arborização compõe o conjunto de melhorias que é executado na via

Fonte: CenarioMT

Luiz Alves

 

A Prefeitura de Cuiabá começou na última semana o trabalho de arborização em todo o canteiro central da Avenida Fernando Corrêa da Costa. A ação é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e prevê o plantio de 250 mudas de Ipês, de diferentes espécies. Até o momento, cerca de 100 já foram plantadas no trecho iniciado na altura da Praça dos Motoristas.

[Continua depois da Publicidade]

As mudas foram recebidas por meio de doação do Projeto Verde Novo, liderado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), o qual o Município é parceiro. Além do plantio, a Limpurb executa ainda a melhoria da iluminação pública na via, com a instalação de lâmpadas de LED. Igualmente, a colocação de placas de gramas no canteiro central e instalação de novos meios-fios fazem parte da iniciativa.

“Temos a preocupação com a arborização de Cuiabá e retomada do nosso título de Cidade Verde. Aproveitamos as obras na Fernando Corrêa, para também efetuar o plantio, da mesma forma que fizemos nas avenidas Mato Grosso, Historiador Rubens de Mendonça e em outros espaço públicos. É uma ação que deixa as avenidas mais belas, principalmente quando chegar a época de florescer”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

[Continua depois da Publicidade]

A arborização faz parte da requalificação da Avenida Fernando Corrêa da Costa. Compõe ainda esse conjunto de melhoria, o recapeamento do pavimento e a renovação de toda sinalização viária. A recuperação já foi feita nos trechos da Praça dos Motoristas até o viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do acesso à Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) até a Ponte do Coxipó, e na Av. Cel. Escolástico.

No período de 2017 a 2020, juntamente com o Projeto Verde Novo, a Prefeitura de Cuiabá efetuou o plantio e a distribuição de mais de 80 mil mudas de árvores entre as espécies frutíferas e exóticas. Além disso, nas praças públicas e parques municipais, entregues pela atual gestão, também é feito o trabalho de arborização.

“Já desenvolvemos diversas ações que incentivam o plantio de árvores e, ao longo do ano, continuaremos colocando em práticas outras iniciativas. Mas, dentro desse processo, é importante contar com a parceria da população na preservação desses patrimônios ambientais. Na Fernando Corrêa, por exemplo, já vamos ter que providenciar a troca de 35 mudas que foram quebradas”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Anderson Matos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .