Hospital São Benedito começa a receber pacientes da Covid-19

Fonte: CENÁRIOMT

Seguindo o fluxograma de acolhimento desenhado pelo Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 em Cuiabá, o Hospital Municipal São Benedito já recebeu pacientes acometidos pelo novo vírus a partir desta quarta-feira, 10.

Equipado pela gestão Emanuel Pinheiro com 40 novos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e mais 20 clínicos de estabilização, o hospital faz parte do Plano de Mitigação da Capital e passa a atuar como apoio ao Hospital Referência que já está com pouco mais de 88% de ocupação das 40 UTIs adultas destinadas exclusivamente para a doença.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho nessa fase em que o pico da doença está em plena ascensão, os dois hospitais passam a atuar de forma sincronizada, contando ainda com mais 10 UTIs adultas que serão entregues na próxima semana. Após isso, havendo necessidade, as 15 pediátricas do Referência também serão postas à disposição da população.

“Estamos seguindo um plano que foi desenhado com muita responsabilidade e embasamento técnico quando o problema ainda se chamava epidemia. Nesse momento, com a crescente dos casos, disponibilizamos o Hospital São Benedito para já atuar em apoio ao Referência que está basicamente em sua ocupação máxima. A ação está sendo gradativa conforme o comportamento da pandemia. Havendo necessidade, vamos implantando as próximas etapas”, explicou.

[Continua depois da Publicidade]

Seguindo o Plano de Mitigação, além dos leitos de UTI que contabilizados somam 105, Cuiabá conta ainda 170 leitos clínicos exclusivos para Covid e com o apoio da UPA Verdão que passou a atuar, desde a última segunda-feira (08), como Centro de Apoio estabilizador e regulador da Atenção Secundária. A unidade realinha o fluxo das UPAs e Policlínicas visando, sobretudo, manter a qualidade de atendimento também aos não Covid-19.

BIOSSEGURANÇA

Além das 40 novas UTIs, o São Benedito possui 30 outras que permanecerão destinadas aos atendimentos de neurocirurgia e do Programa SOS AVC. De acordo com o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública que administra a unidade, Alexandre Beloto os espaços redimensionamento de espaços para a biossegurança do local.

“Separamos os andares do hospital, para evitar a circulação das equipes que ofertarão atendimentos ao coronavírus, com as das demais doenças que são tratadas com excelência no São Benedito e não podem parar. Com isso, garantiremos ainda mais segurança e humanização à todos que precisarem ser atendidos aqui” explicou o diretor salientando que por não ser porta aberta só serão admitidos pacientes encaminhados via Central de Regulação.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.