Campanha quer ajudar indígenas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do coronavírus em MT

Fonte: G1 MT

Foto: Reprodução

Os indígenas da etnia Chiquitano que vivem em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 512 km de Cuiabá, estão passando dificuldades durante a pandemia do coronavírus. Ao todo, quase 200 famílias precisam de alimentos e alguns de ajuda para pagar aluguel.

Muitos chiquitanos vivem de aluguel e, com a pandemia, alguns ficaram desempregados e outros tiveram redução de salário.

[Continua depois da Publicidade]

Feliciana Paz, mulher do cacique, está tentando arrecadar doações junto com uma estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para as famílias da comunidade.

“Com essa situação da pandemia, o desemprego está cada vez maior. A maior parte que está vulnerável são os chiquitanos, muitas pessoas não têm condições de moradia e está cada vez mais difícil”, afirma.

[Continua depois da Publicidade]

As escolas estão fechadas e as crianças não fazem as refeições na escola.

Com a pandemia, não se sabe quando as escolas vão reabrir. Eles estão sem acesso à saúde também, já que só possui um agente de saúde para todas as aldeias.

Ela conta que não está tendo políticas públicas para ajudá-los. Foram anunciados vários projetos para a comunidade e nenhum foi colocado em prática até o momento.

Feliciana diz que não tem como plantar para ter o alimento e que uma das maiores dificuldades é o aluguel porque se alguma família não conseguir pagar, vai ter que deixar a casa e não tem para onde ir.

Fernando entrou em contato com a estudante da UFMT, Eduarda Pavan, que já a conhecia através da instituição e os ajudava. Eduarda começou uma campanha, nesta terça-feira (9), para arrecadar doações.

Eles precisam de alimentos, produtos de limpeza e de higiene. Ela criou uma conta no banco que podem ser depositados qualquer valor para ajudá-los.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.