Projeto propõe aplicativo para informar familiares de Coronavírus em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Com o aumento em mais de 150% nos casos do coronavírus em Mato Grosso nas últimas duas semanas, as internações de pacientes vítimas da doença também tiveram um incremento chegando a 59 até quarta-feira (13), dos quais 26 em enfermaria e 33 em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Para facilitar o acesso à informação do quadro de saúde do paciente, o deputado estadual Dr. Gimenez (PV) propôs ao governo na sessão parlamentar desta semana a criação de uma ferramenta digital – site ou “app” – com as informações médicas atualizadas dos pacientes da rede pública e privada. Uma iniciativa similar está em andamento na Bahia.

[Continua depois da Publicidade]

“Dessa forma, vamos manter os familiares cientes do quadro clínico do paciente, evitar aglomerações que geram maior risco de contágio da doença nas unidades hospitalares. Penso que a ferramenta é uma aliada inclusiva para evitar a propagação de informações falsas e que geram pânico na população”, explica o parlamentar, que é médico.

Outra proposição do deputado ao governo se trata da “testagem em massa” no sistema “drive thru”, principalmente em municípios onde há casos confirmados. A medida já está sendo utilizada em São Paulo e no Distrito Federal como aliada do ponto de vista epidemiológico – para saber o número e a distribuição dos casos –, e também para planejar ações mais efetivas no combate, como o isolamento social.

[Continua depois da Publicidade]

Neste momento, Dr. Gimenez se mostra preocupado com a região oeste, na fronteira com a Bolívia, onde residem mais de 300 mil habitantes e um percentual significativo de idosos. A evolução da doença é rápida: no início de abril não havia nenhum caso; no dia 28 de abril foram confirmados 24 casos, em 08 municípios. Já nesta semana, somaram 46 casos, em 11 cidades.

“Nossa região representa hoje 22% dos municípios de Mato Grosso afetados pela doença (total de 48 municípios no estado); e dentre os 22 municípios da região, mais da metade, ou seja, 11 deles apresentam casos confirmados. Já tivemos quatro mortes, a mais recente em Cáceres. Fica evidente a necessidade de interiorizar a rede de atendimento para salvar vidas”, reforça.

Entre os municípios da região oeste com casos confirmados conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estão: Cáceres (17), Mirassol D’Oeste (08), São José dos Quatro Marcos (06), Rio Branco (02), Vila Bela da Santíssima Trindade (02), Pontes e Lacerda (02), Lambari D’Oeste (01), Conquista d’Oeste (01), Curvelândia (04), Vale de São Domingos (02) e Nova Lacerda (01).

Pandemia em Mato Grosso – Os números mostraram 263 casos confirmados, 11 óbitos e 16 internações (10 em UTI), em 30 municípios, no dia 28 de abril. Nesta quarta-feira (13), somaram 673 casos, 21 óbitos, 59 internações (26 em enfermaria e 33 em UTI), em 48 municípios.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.