Youtuber é indiciado por divulgar notícias falsas e receitas caseiras com promessa de proteção contra o coronavírus, diz polícia

Fonte: G1 PR e RPC Curitiba

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um jovem youtuber, de Curitiba, foi indiciado por divulgar notícias falsas sobre o novo coronavírus além de receitas caseiras com promessa de cura ou imunização contra a Covid-19, de acordo com a Polícia Civil.

Uma operação foi deflagrada, nesta terça-feira (14), com cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do jovem.

[Continua depois da Publicidade]

A polícia informou que o rapaz, que não teve nome divulgado, possui um canal de vídeos na internet, com mais de 150 mil inscritos. Na plataforma, segundo a polícia, o suspeito divulgava receitas caseiras com a utilização de cal virgem, alegando a promessa de cura ou imunização contra a Covid-19.

A prática, conforme ressaltado pela polícia, é caracterizada pelo Ministério da Saúde como uma das formas de notícias falsas sobre o assunto.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a Polícia Civil, o caso foi denunciado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, que informou que os procedimentos divulgados pelo jovem são irregulares e causam riscos à saúde de pessoas que pudessem replicar as receitas caseiras.

Ainda de acordo com a polícia, uma decisão judicial determinou que o canal de vídeos do suspeito fosse retirado do ar.

O jovem foi indiciado pelos crimes de charlatanismo, falsidade documental, falsa identidade e falso alarde, e deve responder em liberdade.

Durante o cumprimento do mandado na casa do jovem, foram apreendidos armas de airsoft e um cartão de plano de saúde falsificado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.