UFMT, Unemat e IFMT se unem para produzir protetores faciais e álcool em gel para profissionais da saúde em MT

Fonte: G1 MT

Universidade Federal de Mato Grosso revoga bônus de 15% no Sisu após decisão do STF
Universidade Federal de Mato Grosso revoga bônus de 15% no Sisu após decisão do STF (Foto: Mateus Hidalgo)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) estão unidos em rede de solidariedade para o combate à pandemia de Covid-19.

A Unemat tem o foco na produção de protetores faciais. A previsão é entregar mais de 100 desses equipamentos de segurança para profissionais de saúde que trabalham no combate ao novo coronavírus em Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

Os protetores são feitos por impressoras 3D nas dependências de três laboratórios da UFMT e no Núcleo de Tecnologia Aplicada (NTA), da Unemat de Barra do Bugres, sob a coordenação dos professores Alexandre Berndt e Armando da Silva Filho, com a colaboração do acadêmico do curso de ciência da computação, Jackson Aparecido Durães Junior.

A impressora 3D utilizada no NTA foi construída na Unemat pelos próprios professores e por um acadêmico, responsável pela impressão dos suportes que darão forma aos protetores, após montados.

[Continua depois da Publicidade]

Nessa rede de solidariedade, o IFMT tem seu foco na produção de álcool em gel. A UFMT, além da produção, faz análise do álcool doado e participa do projeto de produção de protetores faciais (face Shields) tanto em seus laboratórios como no projeto dos alunos do campus de Várzea Grande, a Antares 3D.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.