Defensoria recomenda que Prefeitura de Cuiabá priorize a imunização de servidores do sistema penitenciário

Fonte: G1 MT

Foto: Defensoria Pública de MT/Assessoria

A Defensoria Pública de Mato Grosso encaminhou nessa sexta-feira (27) uma notificação recomendatória ao secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, para que promova a imediata vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe H1N1, nos servidores que atuam no atendimento do sistema penitenciário da capital, assim como em toda a população carcerária, dos complexos masculino, feminino e ainda dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Complexo do Pomeri.

A medida tomada pelo Núcleo da Infância e Juventude de Cuiabá, e assinada pelo defensor público Alysson Costa Ourives, diante do quadro de Covid-19 instalado no estado, pede resposta à recomendação.

[Continua depois da Publicidade]

As vacinas para estes profissionais e reeducandos estão previstas para serem realizadas na terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem previsão de início para o dia 9 de maio, data definida pelo Ministério da Saúde, porém, não há como antecipar ou priorizar a imunização desse grupo, já que o governo federal está enviando as doses de vacina de forma fracionada para os municípios, impossibilitando a continuidade ininterrupta da imunização, inclusive dos grupos de risco.

Alysson Ourives esclarece que embora a vacina não combata o coronavírus, a imunização facilita no diagnóstico de prováveis infectados pela Covid.

[Continua depois da Publicidade]

Neste período de contingência por conta da Covid-19, a Defensoria Pública de Mato Grosso adotou diversas medidas para continuar trabalhando em prol de grupos socialmente vulneráveis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.