Universitários indígenas protestam contra infraestrutura precária de Campus em MT

Fonte: G1

Foto: Gilmar Koloizomae/ Arquivo pessoal

Acadêmicos indígenas em formação da Faculdade Intercultural Indígena (Faindi) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ocuparam, na manhã desta terça-feira (28), o auditório da instituição, em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá. Eles reivindicam melhorias na infraestrutura do Campus.

A Unemat ainda não se posicionou sobre as reivindicações apresentadas pelos indígenas.

[Continua depois da Publicidade]

O estudante Gilmar Koloizomae, do 6º semestre do curso de linguagens, conta que além da situação precária das salas de aula, com telhados quebrados, carteiras antigas e falta de impressora para impressão de trabalhos, os alojamentos não atendem às necessidades.

De acordo com o estudante, alguns quartos, sobretudo o das mulheres, não possuem ar condicionado e, constantemente, ocorre falta de água e luz.

[Continua depois da Publicidade]

Os 120 professores-indígenas em formação, de 28 etnias diferentes, afirmam que já procuraram os órgãos responsáveis, diversas vezes, entretanto, os problemas não foram solucionados.

Ainda segundo ele, as manifestações devem continuar até que as reivindicações sejam atendidas, em especial às que se referem aos alojamentos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]