Casos de suposta intoxicação alimentar em clientes de restaurante em Cuiabá são investigados

Fonte: G1 MT

Vários casos de possível intoxicação alimentar em pessoas que se alimentaram em um restaurante em Cuiabá estão sendo apurados pela Vigilância Sanitária de Cuiabá. Os casos foram registrados em dezembro e o estabelecimento está sendo monitorado. O local continua aberto.

Conforme a Secretaria de Saúde do município, os clientes apresentaram sintomas como náusea, vômito, diarreia, cefaleia, febre e dor abdominal, sinais e sintomas típicos de intoxicação alimentar.

[Continua depois da Publicidade]

A Vigilância fez um trabalho de investigação para identificar as causas do problema.

Segundo as informações apuradas pelo órgão, os primeiros casos foram atendidos num hospital particular, que não notificou a possibilidade de surto.

[Continua depois da Publicidade]

As equipes de Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Sanitária foram acionadas para investigação conforme protocolos técnicos específicos.

Como as notificações dos casos à Vigilância em Saúde foram tardias, as pessoas já estavam assintomáticas. Isso inviabilizou a coleta de material biológico para diagnóstico laboratorial. Notificações tardias inviabilizam a investigação laboratorial para fechamento do caso, ou seja, impossibilitam a identificação do agente causador dos sinais e sintomas e a identificação dos alimentos mais suspeitos de causarem o quadro apresentado pelos consumidores.

A equipe da Coordenadoria de Vigilância Sanitária realizou a inspeção sanitária e encontrou irregularidades que que motivaram a notificação e determinação de prazo para regularização do estabelecimento.

No momento o restaurante está sendo monitorado pela fiscalização sanitária com o objetivo de evitar novas ocorrências.

A Diretoria de Vigilância em Saúde orienta que, caso as pessoas tenham sinais e sintomas típicos de intoxicação alimentar após consumir alimentos em estabelecimentos comerciais, entrem imediatamente em contato com os telefones da Vigilância, pois a precocidade das ações protocolares em tais casos é essencial para evitar agravamentos e/ou ainda ocorrências.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.