SES divulga alerta aos municípios para diagnóstico e tratamento de malária

SES divulga alerta aos municípios para diagnóstico e tratamento de malária

Fonte: Redação CenárioMT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulgou alerta aos municípios da região norte para que redobrem a atenção no diagnóstico e tratamento da malária, dando atenção especial aos casos suspeitos oriundos de áreas de garimpo. Mato Grosso é um estado que integra a área de transmissão da doença.

De acordo com a orientação da Vigilância Epidemiológica da SES-MT, a notificação de casos suspeitos deve ser feita tanto na rede pública como na rede privada de saúde. Os medicamentos utilizados são distribuídos pela SES-MT aos Escritórios Regionais de Saúde e, posteriormente, aos municípios de abrangência. Os componentes devem ser solicitados por meio do Sistema de Insumos Estratégicos de Saúde (SIES).

[Continua depois da Publicidade]

“A região está abastecida de medicamentos e a SES-MT, por meio da Vigilância, vem promovendo capacitações naquela regional de saúde, para o diagnóstico e tratamento da doença”, destacou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Moraes.

A orientação técnica recomenda que o caso suspeito deve ser imediatamente notificado com a ficha SIVEP MALARIA, já disponibilizada pela SES-MT aos municípios, e encaminhado para a coleta de exame para imediato diagnóstico e inicio do tratamento. Também é necessário registrar todos os exames de controle de cura.

[Continua depois da Publicidade]

Caso suspeito

É considerado suspeito todo caso em que uma pessoa é submetida ao exame para malária durante investigação epidemiológica ou qualquer indivíduo residente em área onde haja possibilidade de transmissão de malária, o que tenha se deslocado para a região, no período de 8 a 30 dias anteriores à data dos primeiros sintomas, que são: febre acompanhada ou não de cefaleia, calafrios, sudorese, cansaço e dor muscular.

Podem surgir casos com início dos sintomas em período superior a 30 dias após o contato com as áreas de transmissão de malária, assim como casos de malária decorrentes de transmissão não vetorial.

Por isso, é importante o bloqueio da doença em áreas de divisa entre Mato Grosso e outros estados próximos – como é o caso da divisa com Rondônia, área que está próxima de garimpos ilegais.

Malária

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, com ampla distribuição mundial, causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos através da picada da fêmea infectada do mosquito Anopleles.

O período de incubação varia de 7 a 14 dias e os sintomas são febre, calafrios, cefaleia, sudorese, acompanhados por cefaleia, mialgia, náusea e vômitos. O quadro clínico da malária pode ser leve, moderado ou grave, dependendo da espécie do parasita, da quantidade de parasitos circulantes, do tempo de doença e do nível de imunidade do paciente.

O diagnóstico precoce e o tratamento específico e oportuno são as únicas alternativas que podem evitar o agravamento do quadro e o óbito por malária.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .