Cuiabá e de Várzea Grande: comércio pode funcionar normalmente no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Fonte: CenárioMT

A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) informa que o comércio de Cuiabá e de Várzea Grande poderá funcionar normalmente neste sábado (12.10), feriado nacional dedicado a Nossa Senhora Aparecida e também em que se comemora o Dia das Crianças. Fica autorizado o trabalho nos dias de feriados, conforme permitido pela Lei Federal nº 11.603/2007.

A decisão foi acordada entre o Sindicato dos Comerciários e entidades de representação patronal do comércio, na Convenção Coletiva 2019, desde que a jornada de trabalho do empregado seja compensada ou paga pelo empregador.

[Continua depois da Publicidade]

Conforme a cláusula 24º da convenção coletiva, que fala sobre as datas comemorativas/horas elastecidas, “nos dias em que antecedem as datas comemorativas, em especial: a) Dia das mães; b) Dia dos Namorados; c) Dia dos Pais; d) Dia das Crianças, o comércio em geral poderá elastecer em no máximo duas horas a jornada de trabalho de cada empregado, a critério de cada empresa. Essas horas serão pagas ou inclusas no Banco de Horas para compensação.

Já a cláusula 31º, do trabalho nos domingos e feriados nacionais, dispõe no parágrafo 2º, que a remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos nos feriados será em dobro, incluída as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal, e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado.

[Continua depois da Publicidade]

“O Dia das Crianças representa a segunda melhor data para o comércio faturar em vendas de brinquedos e roupas, então é importante funcionar, até mesmo para auxiliar aqueles consumidores que precisam na última hora adquirir um produto”, afirma o presidente da ACC, Jonas Alves.

A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá está localizada na Rua Galdino Pimentel, 14, na segunda sobreloja do Edifício Palácio do Comércio, no centro de Cuiabá.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .