Nasa provoca mato-grossenses a resolver desafios da terra e do espaço

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

Já pensou em resolver algum problema para a Nasa? Essa é a missão do Space Apps Challenge, evento que ocorrerá simultaneamente em mais de 80 países nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Neste período, A Agência Espacial Americana abre seus dados e lança problemas reais em busca de soluções inovadoras.

Cuiabá é uma das 30 cidades brasileiras confirmadas para o evento que tem como tema “Explorando o que é próximo e distante”. O Hackathon (maratona de programação) será realizado no Centro de Eventos Senai Cuiabá. O ingresso é gratuito. Inscrições pelo site.

[Continua depois da Publicidade]

O prêmio para as duas melhores equipes globais é uma visita ao Nasa Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos. São parceiros na realização do evento o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), Sebrae Mato Grosso e AgruHub da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) .

A abertura do evento será com a palestra de Rodrigo Leonardi, da Agência Especial Brasileira. Ele trabalhou como consultor técnico do Centro de Estudos Estratégicos (CGEE) em ciência, tecnologia e inovação para o Brasil, conduzindo estudos para o setor espacial brasileiro. Atualmente, é vice-diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, onde coordena um portfólio de projetos e iniciativas em nanossatélites para promover a ciência e a tecnologia relacionadas ao espaço.

[Continua depois da Publicidade]

A iniciativa da Incubadora da Nasa visa mobilizar participantes dos mais diversos perfis que tenham como guia a criatividade e o pensamento inovador. O evento contará com desafios de vários níveis diferentes, permitindo que  jovens e adultos possam trabalhar em grupos multidisciplinares. Os problemas são reais e os participantes receberão acesso a dados da Nasa para solucioná-los.

Última edição:

Em 2018, foram 850  eventos simultâneos em 80 países, com 1,8 mil equipes e mais de 17 mil participantes. No Brasil participaram mais de 3.000 participantes em 10 cidades, gerando 350 soluções.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .