‘Redemoinho’ de vento se forma em lavoura e é registrado por cinegrafista em Mato Grosso

Fonte: G1 MT

Um ‘redemoinho’ de vento se formou em uma plantação de cana-de-açúcar, em Alto Taquari, a 509 km de Cuiabá. O fenômeno natural ocorrido nesta terça-feira (30) foi registrado por um cinegrafista, que passava pelo local. Sebastião Santana estava à trabalho quando avistou o redemoinho e consegui filmar a cena.

O professor de climatologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques, explicou que este tipo de fenômeno ocorre em razão das condições climáticas, em especial quando o clima está seco e quente.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda segundo o professor, tecnicamente o nome correto do fenômeno é redemoinho de poeira. Popularmente o funil de vento é conhecido como redemoinho de vento.

Rodrigo contou ano passado foi registrada da ocorrência de um redemoinho maior do que este de Alto Taquari.

[Continua depois da Publicidade]

Depois de formado, a duração do redemoinho é pequena, ainda assim, pode ocasionar danos materiais em algumas situações. Entretanto, ele diz que este fenômeno não pode ser confundido ou comparado com o tornado, que tem proporções muitos maiores e avassaladoras.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.