Produtores de MT protestam contra taxação do milho e cobram aplicação do Fethab em estradas

Fonte: G1MT

Foto: Gcom-MT

Produtores rurais de vários municípios de Mato Grosso realizam um ato nesta quarta-feira (15), contra a proposta do governo do estado de cobrar tributos sobre a produção de milho. Por meio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), o agricultores também reivindicam a aplicação dos recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) em estradas.

O produtores vão protocolar uma carta da reivindicações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e no Palácio Paiaguás.

[Continua depois da Publicidade]

“O fator que gerou este movimento foi a taxação do milho. Na época em que o anúncio foi feito, o setor se posicionou contra, mas o governo ignorou. Diante das reivindicações dos produtores, optamos por realizar essa mobilização”, explicou o vice-presidente da Aprosoja, Fernando Cadore.

Ainda segundo ele o foco do movimento é pedir a extinção da cobrança de tributo sobre o milho e a correta aplicação do Fethab 1 e 2 que, para os produtores deve ser em nas estradas, que seria o fim para o qual o fundo foi criado.

[Continua depois da Publicidade]

“Não temos estradas e pagamos uma alta carga tributária, mas o Fethab que deveria ser revertido em infraestrutura, não é, então o setor é prejudicado duas vezes”, argumentou ele.

Os anúncios da taxação do milho e de uma nova edição do Fethab foram feitos no início deste ano pelo governador Mauro Mendes.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.