Sema apreende 29,3 kg de pescado e armas no Rio Itiquira

Além dos peixes da espécie pacu, foram apreendidos também uma espingarda calibre 32, um revólver calibre 22 e 85 munições intactas calibre 22.

Fonte: Redação CenárioMT

Fiscais da Secretaria de Estado de meio Ambiente (Sema-MT) apreenderam 29,3 kg de pescado irregular, uma espingarda calibre 32, um revólver calibre 22 e 85 munições intactas calibre 22, em Itiquira (357 km ao sul da Capital). A Operação foi realizada em parceria com policiais da 2° Companhia Ambiental Sul de Rondonópolis.

A captura do pescado foi realizada na sexta-feira (22) no Rio Itiquira. A espécie apreendida é de pacu e os exemplares confiscados estavam fora da medida permitida por lei e em quantidade acima do permitido. Os três infratores foram conduzidos para delegacia de Polícia Civil judiciária de Rondonópolis.

[Continua depois da Publicidade]

Os pescados apreendidos foram encaminhados para delegacia, que ficou responsável pela doação. Os infratores receberam multa de R$ 10,5 mil e devem responder por crime ambiental, pesca depredatória e porte ilegal de arma de fogo.

Regras da pesca

[Continua depois da Publicidade]

Embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009, que estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso. As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838/ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .