Reunião Cuiabá 300 Anos reúne mais de 100 representantes de diferentes segmentos

Fonte: BRUNO VICENTE

Com o objetivo de fomentar a participação da população nas ações de comemorações do tricentenário da Capital, a Prefeitura de Cuiabá realizou nessa terça-feira (22) a 1ª Reunião Cuiabá 300 Anos. Organizado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, o evento aconteceu no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

Durante cerca de três horas de debate, representantes de segmentos religiosos, culturais, esportivos, empresariais e órgãos governamentais puderam conhecer e opinar sobre as propostas que a Sec 300 planeja executar para as festividades de aniversário da cidade. Além disso, também foi aberta a oportunidade para a apresentação de sugestões e projetos próprios, que podem ser inseridos no calendário de eventos, tanto de 2019 quanto para 2020.

[Continua depois da Publicidade]

Na ocasião, foram explanadas ações como, por exemplo, carnaval, festividade do aniversário, escolha da Rainha dos 300 anos, baile dos 300 anos, projeto de recepção de turistas no aeroporto e criação do espaço Cuiabá 300, no Goiabeiras Shopping. Para a titular da Pasta, Cely Almeida, o encontro cumpriu com seu propósito de envolver variados segmentos da sociedade no processo de construção do importante momento para o município.

“A realização desse fórum, além de efetivar uma atribuição legal da Secretaria, nos ajudou a dar mais um passo no nosso planejamento de democratização da participação nas ações dos 300 anos. O prefeito Emanuel Pinheiro nos determinou que executássemos a missão de envolver toda cuiabanidade nas festividades e, nesse ato, conseguimos reunir representantes de importantes entidades governamentais e não governamentais”, destacou Cely.

[Continua depois da Publicidade]

A secretária afirmou ainda que o resultado deve ser considerado extremamente positivo e explicou que o próximo passo é o de colher todas as ideias manifestadas, fazer uma análise e, a partir da aprovação do Comitê dos 300 Anos, encaminhar para a chancela do prefeito Emanuel Pinheiro. “Considero que a reunião foi um grande um sucesso e estou muito feliz com o resultado obtido. O mais importante é que quem participou também aprovou e deu sugestões sobre o que realmente Cuiabá quer ter como comemoração”, disse.

A cantora cuiabana Deize Águena avaliou o encontro como positivo, pois serviu como espaço de discussão e alinhamento de diversas questões. Segundo a artista, um importante ponto que foi possível conhecer por meio da reunião foi a existência de projetos semelhantes, em que os autores podem formar parcerias e complementarem as ideias. Ela enfatizou ainda que o evento deu voz para todos e fez com que os participantes sentissem uma verdadeira representatividade.

“Nessa reunião, pudemos perceber que muitos projetos estão em andamento, alguns aprovados e com a verba disponível para execução. Por isso, minha sugestão foi que todos fizessem uma analise e identificasse aqueles semelhantes, para que uns possam colaborar com outros. Dessa forma vamos otimizar e conseguir alcançar nossa meta”, comentou a cantora.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.