Um diagnóstico dos principais entraves enfrentados pela agricultura familiar e as soluções propostas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para superá-los foram os temas da apresentação do projeto Conab Raiz, realizada na manhã desta quarta-feira (19) pelo diretor de Desenvolvimento, Inovação e Gestão de Pessoas da estatal, Lenildo Morais, durante a COP 30, em Belém.
Morais destacou a entrega de 220 kits de mecanização a núcleos e cooperativas de agricultores familiares que têm parceria com a Conab, em todas as regiões do país. Segundo ele, a mecanização das lavouras pode elevar a produtividade em até 30%, impulsionando a renda dos produtores. “Precisamos lembrar que a mecanização gera um ciclo virtuoso no campo. A maioria dos agricultores do Nordeste não tem acesso a máquinas”, afirmou.
Ele acrescentou que, por se tratar de maquinário de origem chinesa, a Conab também terá assistência técnica para apoiar o uso dos equipamentos. Os kits incluem tratoritos, plantadeiras, colheitadeiras de arroz, roçadeiras, carretas e outras ferramentas mecanizadas.
Entre os resultados esperados estão a ampliação de áreas mecanizadas com práticas sustentáveis, o aumento da produção e da produtividade, a agregação de valor aos produtos, maior acesso a programas oficiais, melhoria da qualidade agropecuária, redução da insegurança alimentar e inclusão de mulheres, extrativistas e comunidades quilombolas.
















