O Procon Municipal de Sorriso intensificou as ações de fiscalização em postos de combustíveis e revendedores de gás, abrangendo tanto Sorriso quanto Boa Esperança do Norte.
No período de 1º de novembro até a data da divulgação, foram vistoriados uma planta de produção de biocombustível, sete postos de combustíveis e três revendedores de gás liquefeito de petróleo (GLP).
O diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira de Souza, explicou que a ação atende às ordens de serviço emitidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A fiscalização envolveu:
- Vistoria da documentação (licenças e alvarás).
- Realização de testes de qualidade e de aferição (para verificar se o volume comercializado corresponde ao despejado).
- Coleta de material para análise no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP em Brasília.
O Procon Sorriso é uma das poucas unidades municipais no estado a ter Termos de Cooperação Técnica com a ANP, ao lado de Cuiabá e Várzea Grande, o que permite a realização desse tipo de fiscalização especializada. A ANP, inclusive, realizou um treinamento com representantes do Procon Sorriso em agosto para capacitá-los para o trabalho.
Apesar da fiscalização rigorosa, Michel Ferreira antecipou que as ações ocorreram de forma tranquila e todos os postos vistoriados passaram nos testes de qualidade. Os empresários do setor elogiaram a iniciativa, ressaltando a importância do trabalho de verificação para garantir a qualidade do combustível e o respeito ao cliente.
















