Inscrições abertas para a Teia Estadual Mato Grosso

Etapa estadual reúne Pontos de Cultura em Poconé com formação e definição de diretrizes para 2026.

Fonte: CenárioMT

Inscrições abertas para a Teia Estadual Mato Grosso
Inscrições abertas para a Teia Estadual Mato Grosso - Foto: SECEL

Conforme divulgado pela Secel-MT, estão abertas as inscrições para a Teia Estadual Mato Grosso, encontro que reunirá Pontos de Cultura entre 8 e 10 de dezembro em Poconé, a 104 km de Cuiabá. Segundo nota oficial, o evento integra a preparação do Estado para a Teia Nacional de 2026 e inclui atividades formativas, debates de políticas públicas e definição de metas prioritárias.

Conforme apurado, as inscrições seguem disponíveis até 30 de novembro, por meio de formulário online publicado no site da Secel (documento oficial disponível em www.secel.mt.gov.br/-/teia-etapa-estadual). As vagas são limitadas e destinadas a instituições certificadas — ou em processo de certificação — como Ponto de Cultura, com a participação restrita a um representante por entidade.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a secretaria, terão prioridade os projetos que já realizaram pré-inscrição. Para as vagas remanescentes, serão considerados critérios como antiguidade da certificação e a distribuição equilibrada dos territórios culturais de Mato Grosso.

O secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, afirma que a intenção é garantir representatividade estadual: “Queremos que todos os territórios estejam presentes. Estruturamos o encontro para oferecer condições adequadas aos participantes”.

[Continua depois da Publicidade]

Logística e estrutura do encontro

A reportagem confirmou que o deslocamento de Cuiabá até Poconé, assim como hospedagem e alimentação durante a programação, serão custeados pela Secel. Já o trajeto entre o município de origem e Cuiabá fica sob responsabilidade das instituições inscritas.

A Teia Estadual Mato Grosso funciona como etapa estratégica da Rede de Pontos de Cultura. Além do intercâmbio de experiências, o encontro vai consolidar as contribuições do Estado para a Teia Nacional, marcada para 24 a 29 de março de 2026, no Espírito Santo.

Moura reforça a necessidade de que todos concluam a inscrição até o prazo final: “Mesmo quem fez a pré-inscrição deve confirmar participação. Seguimos alinhando os preparativos para fortalecer grupos, coletivos e iniciativas culturais de todo o Estado”.

Certificação e políticas culturais

A certificação de Ponto de Cultura é regulamentada pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), do Ministério da Cultura, que institui o cadastro nacional e define mecanismos de apoio financeiro, simplificação de prestação de contas e articulação em rede.

Atualmente, cerca de 200 instituições mantêm ações culturais reconhecidas pelo programa em Mato Grosso. Em edital recente do Ciclo I da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), 31 projetos mato-grossenses foram selecionados para receber apoio de R$ 120 mil.

Para acompanhar atualizações sobre políticas culturais, siga nossos conteúdos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]