ANP fiscaliza postos e distribuidoras em Mato Grosso e coleta amostras de combustíveis para análise

Fonte: CenarioMT

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entre os dias 10 e 14 de novembro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou uma série de ações de fiscalização em 13 unidades da Federação, incluindo Mato Grosso, com foco na qualidade dos combustíveis, no volume entregue pelas bombas e na regularidade do funcionamento de postos, distribuidoras e revendas de GLP.

Em Mato Grosso, as operações ocorreram em Várzea Grande — em parceria com o Procon Municipal —, Sinop, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte. Foram visitados seis postos de combustíveis, cinco distribuidoras e uma revenda de GLP. As equipes lavraram um auto de infração e coletaram 14 amostras de combustíveis, que serão enviadas para análise laboratorial.

[Continua depois da Publicidade]

As ações são orientadas por diferentes frentes de inteligência, como denúncias recebidas pela Ouvidoria da ANP, dados do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) e informações repassadas por outros órgãos de fiscalização. Dessa forma, a ANP concentra esforços em locais onde há indícios de possíveis irregularidades.

Os estabelecimentos autuados podem receber multas que variam entre R$ 5 mil e R$ 5 milhões, além de sofrer suspensão ou revogação de autorização, dependendo da gravidade das infrações. As punições só são aplicadas após processo administrativo, garantindo direito à defesa.

[Continua depois da Publicidade]

A interdição, quando necessária, é uma medida cautelar usada para impedir o comércio de combustíveis fora das especificações ou o fornecimento de volume diferente do registrado na bomba. Após comprovação de correção do problema, a desinterdição pode ser concedida — sem prejuízo das penalidades previstas em lei.

Denúncias sobre irregularidades no mercado de combustíveis podem ser registradas pelo telefone 0800 970 0267 ou pelo FalaBR, plataforma de ouvidoria e acesso à informação da Controladoria-Geral da União.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .