A semana começa com instabilidade atmosférica e chuvas intensas entre o Sul e o Sudeste, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Do litoral do Rio Grande do Sul ao Paraná, há previsão de rajadas de vento e novas pancadas após um fim de semana marcado por precipitações elevadas.
No Centro-Oeste e no Sudeste, o cenário também é de pancadas moderadas a fortes, com exceção do norte mineiro e do norte capixaba. Uma frente fria em deslocamento mantém o tempo instável, afetando especialmente os estados sulistas. Em Santa Catarina, a Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e enxurradas pontuais, além da influência de um ciclone extratropical em alto-mar que reforça ventos de até 60 km/h na faixa costeira.
A condição adversa deve persistir até quinta-feira, com acumulados significativos no interior do Paraná e no litoral, e avanço das precipitações sobre o Espírito Santo, Norte Fluminense e leste de Minas Gerais entre os dias 19 e 20, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
No Norte, cidades como Belém registram muitas nuvens e pancadas isoladas, com tendência de melhora a partir de quarta-feira. Em áreas mais a leste, como São Luís, o tempo encoberto deve predominar até amanhã, seguido de gradual estabilização.

















