A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) abriu, nesta semana, uma licitação no valor de R$ 11,3 milhões destinada à realização de obras de modernização no Aeroporto de Tangará da Serra, um município polo do interior de Mato Grosso. A sessão eletrônica para o certame está marcada para o dia 27 de novembro.
As intervenções previstas no edital buscam elevar a segurança operacional e a capacidade do aeroporto, que foi implantado em 1977 e é utilizado principalmente por aeronaves particulares e escolares, sem voos comerciais regulares.
O edital da Sinfra prevê três grandes intervenções na área operacional:
- Recapeamento da pista de pouso e decolagem.
- Construção de uma taxiway (pista de rolamento).
- Implantação de um novo pátio de aeronaves.
Essas obras fazem parte de um conjunto de intervenções técnicas que vêm sendo planejadas há anos. Em anúncios anteriores, o objetivo dessas melhorias era permitir a movimentação de aeronaves de maior porte e melhorar a infraestrutura do aeródromo, cuja pista possui 1.500 metros de comprimento.
Histórico de investimentos
O projeto atual se alinha a planos anteriores, como o de 2022, quando foi anunciado um investimento de R$ 8,6 milhões do Fundo Nacional de Aviação Civil, com contrapartida estadual.
A realização dos serviços previstos agora pode reorganizar e modernizar a área operacional, atendendo, finalmente, à demanda regional por deslocamentos mais rápidos e seguros, compatíveis com a relevância econômica de Tangará da Serra.


















