Mato Grosso já registrou 48 casos de feminicídio em 2025, um número que, lamentavelmente, superou o total de 47 ocorrências contabilizadas durante todo o ano de 2024. Este total faz de 2025 o ano com o maior número de casos desde 2020, quando foram registradas 62 vítimas.
Em novembro, duas mulheres já foram assassinadas em casos que ganharam destaque, ocorrendo em Sinop e Sapezal, sendo as vítimas mortas por facadas do marido (que cometeu suicídio) e por um ataque com pé-de-cabra pelo próprio filho, respectivamente.
O município de Sinop lidera as estatísticas de 2025 com cinco casos de feminicídio, seguido por Cuiabá, com quatro, e Várzea Grande, com três. Quanto aos meses, junho foi o período com mais assassinatos, registrando dez casos, seguido por maio, e por outubro, com seis ocorrências.
Na maioria dos casos, as vítimas foram mortas com arma cortante (22 mulheres), e a motivação mais comum está ligada a ciúmes, inconformismo com o fim do relacionamento e discriminação contra a mulher. A faixa etária predominante das vítimas é entre 25 e 29 anos.



















